Oito instituições recebem aproximadamente 300 alunos
Um novo modelo de ensino e escola começa a ser implantado em Canela a partir de hoje (11). A Prefeitura de Canela, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, inicia o ensino de tempo integral com atividades extras como: linguagem visual, teatro, música, dança, recreação, xadrez, futebol, vôlei, handebol, badminton, basquete, ginástica, atletismo, comunicação, informática, horta escolar e educação para a sustentabilidade.
Neste ano de 2019 aproximadamente 300 alunos de primeiro ano estão inseridos em turno integral nas escolas municipais Barão do Rio Branco (Saiqui), Bertholdo Oppitz (São Lucas), Cônego João Marchesi (Ulisses de Abreu), Dante Bertoluci (São Luiz), Ernesto Dornelles (Vila Boeira), João Alfredo Corrêa Pinto (Sesi), Santa Terezinha e Severino Travi (Distrito Industrial).
O Secretário de Educação, Gilberto Tegner (Tolão), agradeceu a toda a equipe pedagógica da secretaria que discutiu e elaborou todo processo, às equipes diretivas das oito escolas envolvidas e aos professores que estão abraçando a causa. “Em 2019 são os alunos do primeiro ano; em 2020, do primeiro e segundo e assim sucessivamente. Muitos investimentos terão que ser feitos nas escolas sim, e o faremos no tempo correto, mas era preciso dar o primeiro passo. Não será um caminho fácil, mas estamos confiantes de que vamos caminhar juntos: governo, professores, alunos e pais”.
O prefeito Constantino Orsolin, que também é professor, falou que investir na política educacional de tempo integral na rede pública municipal significa dar um passo mais ousado para uma educação com qualidade. “Não se trata apenas de aumentar o tempo de meninos e meninas na escola, mas contemplar as suas totalidades como seres humanos em todas as suas dimensões, como o afeto, emoção, sensibilidade e criatividade, numa escola inovadora, diferente e integrada ao seu território. A educação integral é uma das ações da política educacional de Canela, a qual denominamos: escola que acolhe, escola que transforma”, destacou o chefe do executivo.
HORÁRIOS
7h30 às 17h
Manhã – turno regular – base nacional
Tarde – Reforça Escolar e Oficinas
ESCOLAS CONTEMPLADAS
Barão do Rio Branco (Saiqui)
Bertholdo Oppitz (São Lucas)
Cônego João Marchesi (Ulisses de Abreu)
Dante Bertoluci (São Luiz)
Ernesto Dornelles (Vila Boeira)
João Alfredo Corrêa Pinto (Sesi)
Santa Terezinha
Severino Travi (Distrito Industrial)