Os alunos da Escola Municipal Dante Bertoluci, no bairro São Luiz ganharam uma sala de aula ao ar livre. O novo ambiente possui bancos embaixo das árvores, localizados no bosque da escola, onde serão realizadas aulas convencionais, aulas de leitura, rodas de conversa e outros eventos.
A sala ao ar livre foi idealizada pelo diretor André Toledo “É a primeira ação para que a escola se torne referência em educação ambiental. Além disso, são muitos os benefícios cognitivos ao romper os muros da sala de aula. O ambiente natural, contato com a natureza, sombra, e canto dos pássaros torna o aprendizado mais agradável e dinâmico” disse.
O Secretário de Educação, Esporte e Lazer, Gilberto Tegner destaca que a aprendizagem ao ar livre melhora o desenvolvimento intelectual e a saúde física dos estudantes, além de incentivar o pensamento crítico, trabalho em grupo, inteligência emocional e a capacidade de resolver problemas.
O prefeito Constantino Orsolin que é professor diz que o contato das pessoas com a natureza pode trazer uma série de benefícios, como a redução do estresse e o aumento da motivação.
Melhorias no início do ano letivo
Os alunos e corpo docente foram recebidos com uma escola de cara nova: salas pintadas, mais arejadas e iluminadas com a troca de janelas e com pisos novos. Além disso, foram reestruturadas a biblioteca, sala do Atendimento Educacional Especializado e sala do 1° ano preparada para receber os alunos do turno integral. Também estão sendo retomadas as atividades na horta da escola que foi restaurada.
Os recursos para as reformas vieram de uma parceria do Círculo de Pais e Mestres da Dante e Secretaria de Educação, Esporte e Lazer.
O diretor André Toledo ressalta que os alunos passam metade do dia na escola e que este ambiente deve proporcionar a qualidade necessária para seu aprendizado, além disso os professores merecem um ambiente de trabalho agradável para transmitirem seus ensinamentos.