A Secretaria Municipal de Saúde promove na próxima segunda-feira (20) a continuação da segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (H1N1), em todas as unidades básicas – Centro Materno Infantil, Unidade Central e postos dos bairros Santa Marta, Canelinha, São Luiz e Leodoro de Azevedo. Todas estarão abertas às 7h, mas a aplicação das doses será a partir das 7h30.
Nesta etapa, devem se vacinar: profissionais das forças de segurança e salvamento; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; funcionários do sistema prisional; jovens de 12 a 21 anos em medida socioeducativas; população privada de liberdade; caminhoneiros, motoristas de transportes de coletivos e portuários.
Têm direito às vacinas motoristas com CNH nas categorias C, D e E. Já os portadores de doença crônica – e que por isso fazem uso de medicação contínua – devem apresentar alguma receita médica. Idosos e trabalhadores da área de saúde, dos grupos de risco da primeira fase que ainda não se vacinaram, também podem buscar a imunização.
Esta segunda etapa da campanha teve início quarta-feira (15) em Canela e segue até 8 de maio. Embora estivesse marcada para ser iniciada só no dia seguinte, acompanhando o calendário nacional, a Secretaria Municipal de Saúde se adiantou pelo fato de a meta de vacinação dos grupos de risco da primeira fase, que são os idosos e os trabalhadores da área da saúde, ter sido superada no município.
No dia 9 de maio começará a terceira fase da campanha. No próximo mês, então, a vacinação contra a Influenza estará liberada a professores de escolas públicas e privadas, gestantes e crianças dos 6 meses a menores de 6 anos.
Texto e foto: Márcio Cavalli