A Secretaria Municipal de Saúde de Canela promove nesta quarta-feira (15) mais uma etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (H1N1). Nesse dia tem início a segunda fase, que abrande outro público-alvo, e todas as UBS’s de Canela – Central, Centro Materno Infantil e as dos bairros Canelinha, São Luiz, Santa Marta e Leodoro de Azevedo – estarão abertas a partir das 7 horas.
A vacinação da segunda fase teria início na quinta-feira, mas como já vieram novas doses e os grupos da primeira fase receberam doses ultrapassando a meta de 90% do Ministério da Saúde, Canela vai antecipar para esta quarta.
Devem se imunizar: profissionais das forças de segurança e salvamento; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; funcionários do sistema prisional; jovens de 12 a 21 anos em medida socioeducativas; população privada de liberdade; caminhoneiros, motoristas de transportes de coletivos e portuários.
Motoristas deverão portar documento que comprove a ocupação, com CNH das categorias “C, D e E”. Já os cobradores de ônibus precisam mostrar crachá da empresa ou contracheque.
São essas as categorias elencadas pelo Ministério da Saúde, mas não estão incluídos taxistas e motoristas de aplicativos. Aliás, nesta segunda fase, idosos não imunizados na primeira etapa também podem requerer a vacina.
META ALCANÇADA
O Ministério da Saúde havia estipulado como meta aos municípios a vacinação de 90% da população inclusa no grupo de risco. Conforme a enfermeira Magali Dell Valle Cavinato, responsável pela Vigilância Epidemiológica local, Canela ultrapassou o alcance mínimo, chegando perto de 100% em ambos os públicos elencados.
Desde o dia 23 de março, quando foi iniciada a campanha, contabilizando todas as etapas oferecidas na cidade e no Interior, 4.011 idosos foram imunizados – 98% da população dessa faixa etária. Já os trabalhadores da área da saúde que receberam a dose foram 572 – 95%.
“Pelo contexto gerado pelo coronavírus, acreditamos que a procura pelas doses contra a Influenza se manterá como na primeira fase – alta em relação a anos anteriores. Mas é importante esclarecer que as doses são limitadas, conforme o Estado nos envia, e é preciso chegar cedo aos postos”, orienta o secretário municipal de Saúde de Canela, Vilmar Santos.