A Famurs realiza até hoje (23), em Torres, a Assembleia de Verão. O evento conta com a participação de prefeitos de todo o Rio Grande do Sul. Com o tema “A mudança nas mãos dos municípios”, a edição deste ano promove um amplo debate sobre as dificuldades que os municípios gaúchos vêm enfrentando em decorrência da crise financeira e as perspectivas para alavancar o municipalismo.
O Prefeito Constantino Orsolin está no evento no dia de hoje (23), onde assistiu a palestra do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), João Augusto Nardes, que falou sobre “Governança Pública”. Nardes apresentou referenciais para os municípios implantarem, focados em diversas áreas, como educação, saúde, segurança pública e infraestrutura. Conforme o ministro, a governança visa garantir o uso eficiente dos recursos públicos, evitar desvios, fraudes e corrupções, além de entregar serviços de qualidade aos cidadãos.
A segunda palestra prestigiada por Orsolin foi com senadores Lasier Martins e Ana Amélia Lemos que também abordaram o assunto “municipalismo”. O senador Lasier destacou que é necessário ampliar a autonomia política e financeira dos municípios. “De todo o valor arrecadado com impostos no último ano, 65,5% ficou na União. Isso representa mais de R$ 1 trilhão para o governo federal se lambuzar com tanto dinheiro, gastando mal, aumentando o cabide de empregos e se cumpliciando com a corrupção. Esse dinheiro tem que ficar nos municípios, que é onde as riquezas são geradas”, disse. Segundo o legislador, a mudança no pacto federativo que traria mais recursos para os municípios atenderem as crescentes demandas da população, deverá sair do papel na próxima legislatura. “Devemos continuar lutando pelo pacto federativo que só deve acontecer com a renovação do congresso”, concluiu.
A senadora Ana Amélia Lemos disse que está a serviço da coletividade, independente de sigla partidária e destacou sua atuação no Congresso Nacional em defesa dos municípios. “Desde que assumi, já encaminhei aos municípios gaúchos emendas que totalizam R$ 120 milhões e até o fim deste mandato quero atender todas as 497 cidades”, disse. Ana Amélia reforçou seu compromisso com os municípios. “Meu municipalismo pode ser expressado não apenas na PEC defendida pela Famurs, que aumentou 1% os recursos para os municípios, apresentada pela CNM, mas em outras matérias”, reforçou.
Na parte da tarde os assuntos são “conscientização sobre o assédio moral no serviço público”, painel com o Movimento Gaúcho de Mulheres Municipalistas (MGMM) e “Visão de Futuro para o Rio Grande” com os pré-candidatos ao governo do Estado. Eduardo Leite (PSDB), Jairo Jorge (PDT), Matheus Bandeira (Novo), Miguel Rossetto (PT) e delegado Ranolfo Vieira Júnior (PTB) responderão a perguntas estabelecidas pela assessoria da Famurs. O painel será mediado pela jornalista Carolina Bahia. Após, no encerramento do evento, os músicos Neto Fagundes e Ernesto Fagundes farão um pocket show para os prefeitos.
Fotos: Divulgação