No início do ano letivo, os 56 estudantes da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Santos Dumont foram surpreendidos com uma nova realidade escolar. A Prefeitura de Canela, através da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, realizou nas férias escolares, a reconstrução na parte interna do prédio.
“O trabalho desenvolvido na escola pelos professores e estudantes sempre foi de excelente qualidade, mesmo possuindo a infraestrutura precária, pois acreditamos que o ensino acontece em qualquer lugar e momento. Agora, com essa reforma maravilhosa, haverá mais conforto e alegria”, explicou a professora Rosane Bohrer, diretora da instituição.
“Por se tratar de uma escola do interior, a demanda da instituição é bem específica e atende as necessidades diárias da vida de quem mora nestas localidades” frisou o Secretário de Educação, Gilberto Tegner.
A NOVA REALIDADE
A escola está localizada na Linha Chapadão, a 7 km do centro da cidade e atende também as localidades de Amoreiras, Quilombo, Passo do Louro, São João e Morro Alegre.
Conversando com os estudantes a resposta é unânime, a reforma ficou muito boa, agora os estudantes não precisam passar por dentro de uma sala de aula para chegar na sua. “Todas tem entrada independente e isso não tira mais a privacidade e a atenção dos colegas” contam.
O salão também ficou com mais espaço e é usado como refeitório e local onde podem realizar aulas de Educação Física em dias de mau tempo.
Cada sala de aula conta com um computador, no qual o professor poderá registrar no Diário de Classe a frequência, avaliação e conteúdos de sua turma.
A escola será uma das instituições piloto, onde estudantes receberão um chromebook, é um notebook que usa um sistema operacional do Google.
MELHORIAS CONTINUAM
O Círculo de Pais e Mestres (CPM) realizará um mutirão para dar continuidade as obras, como: reforma dos banheiros, pintura externa do prédio e da pracinha, cercamento do pátio, dentro outras. “A Secretaria de Educação é nossa grande parceira, nos auxiliando com os materiais e o CPM com a mão de obra” explica a diretora Rosane.
AGRADECIMENTOS
A direção, os professores, estudantes, pais e funcionários da instituição agradecem a Prefeitura, através da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer que melhoraram a infraestrutura da escola.
A diretora Rosane conta que essa reforma foi auxiliada de diferentes formas: interesse do prefeito Constantino Orsolin e do Secretário de Educação, Gilberto Tegner; do arquiteto Ronald Rodrigues; dos colaboradores da equipe de manutenção da SMEEL que fizeram toda a parte elétrica e instalação para a informática; de Carlos Alexandre de Barros do Departamento da Tecnologia da Informação da Prefeitura, responsável pela montagem e manutenção dos computadores e também da presidente do CPM, Grasiela Benetti Livi que financiou a compra do piso.
“Deixamos o nosso eterno agradecimento a todos e a certeza de que: nenhum de nós é tão bom, quanto todos nós juntos” concluiu Rosane.
Fotos: Rita Souza