Representantes da Prefeitura de Canela, da Escola Estadual Danton Corrêa da Silva, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Civil reuniram-se na manhã de quarta-feira (13), para discutir a elaboração e formas legais para execução de um projeto de segurança visando toda a rede de ensino do município. O encontro aconteceu na Escola Danton Corrêa, sob a coordenação da diretora Leandra Aires dos Santos e com a presença do vice-prefeito Gilberto Cezar, do sargento Miguel Oliveira de Souza e do delegado Vladimir Medeiros.
Idealizadora do projeto, Leandra apresentou as principais dificuldades da escola e abriu o debate com o objetivo de definir algumas diretrizes para serem colocadas em prática. “A intenção é que ocorram intervenções preventivas em conjunto com a Delegacia, Brigada Militar e Corpo de Bombeiros”, disse a diretora, lembrando que o projeto busca aproximar a família, a sociedade e a comunidade escolar. “Queremos buscar soluções em conjunto com o envolvimento dos pais, órgãos de segurança e a comunidade em geral”, comentou Leandra Aires.
MOBILIZAÇÃO COMUNITÁRIA
Comandante da corporação de Canela, o sargento Miguel Oliveira de Souza citou o projeto Bombeiro Mirim como um exemplo que pode trazer benefícios na educação de crianças e jovens. “Não adianta todo o trabalho de conscientização se não houver um envolvimento de todos. Quanto maior o número de pessoas, maior será a inibição da criminalidade”, analisou Miguel.
Já o vice-prefeito Gilberto Cezar destacou que a escola deve ser vista como um lugar seguro para os estudantes e suas famílias. “Faremos uma pesquisa avaliando os projetos que deram certo na área da segurança educacional, para que seja montado um cronograma de ações no sentido de pensar, agir e mudar a realidade das instituições de ensino, através de um empoderamento coletivo visando o bem dos alunos”, afirmou Gilberto Cezar. O grupo se reunirá novamente no mês de março, para realizar a elaboração detalhada do projeto.