A Prefeitura de Canela esteve presente em recente evento promovido pela Secretaria Estadual da Fazenda, que reuniu representantes de cerca de 80 municípios de diversas regiões do Estado. O Seminário de Formação Sobre Finanças Públicas e Educação Fiscal para Prefeituras, que ocorreu na sede da Receita Federal, em Porto Alegre, foi uma realização do Ministério da Fazenda e contou com a participação de servidores da Secretaria do Tesouro Nacional.
O Poder Executivo de Canela foi representado pelo secretário da Fazenda e Desenvolvimento Econômico, Luciano Melo e pelo diretor do Departamento de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura, David Keller. Durante os debates e palestras, dois municípios foram destaques com a apresentação de cases de sucesso: Canela e Farroupilha. Na ocasião, o secretário Luciano Melo falou sobre as medidas executadas que levaram Canela a ser a cidade da região com maior índice de crescimento do ICMS para 2018, atingindo a marca de 6,16%. “Realizamos várias ações neste ano com foco na educação fiscal como o 1º Seminário Regional, a aprovação da Lei de Educação Fiscal, a criação de um grupo para tratar especificamente deste tema, além de entrar com recursos para impugnação e correção do valor adicionado fiscal nos lançamentos divergentes das empresas”, revela Luciano Melo.
PROJEÇÃO PARA 2018
Após estas ações, o secretário Luciano Melo projeta uma arrecadação de R$ 14.055.643,90 em recursos oriundos do ICMS para 2018, o que representa um aumento de 10,91% em comparação com este ano. “Estamos trabalhando para melhorar a receita do nosso município, o que possibilitará mais investimentos em áreas primordiais como saúde, educação e infraestrutura urbana”, analisa Luciano.
ENCONTRO DE CONSCIENTIZAÇÃO
EM EDUCAÇÃO FISCAL
Seguindo a proposta de incentivar a cidadania para construir um município melhor, a Secretaria da Fazenda e do Desenvolvimento Econômico promoverá no próximo dia 28 de novembro o 1º Encontro de Conscientização em Educação Fiscal. O evento será realizado na Câmara de Vereadores, a partir das 14 horas, reunindo profissionais da educação e líderes de entidades. Na ocasião, um representante do Governo do Estado ministrará uma palestra abordando diversos temas como o Programa da Nota Fiscal Gaúcha.
Fotos: Divulgação