Estamos vivendo uma crise climática e ambiental que afeta toda a comunidade escolar. É dentro deste contexto que vamos discutir os desafios e as práticas envolvendo as escolas, seja para mitigação, prevenção ou adaptação.
Como enfrentar e conviver com as mudanças climáticas? Como a escola e comunidade contribuem? Quais são os desafios? O que devemos fazer?
O “I Fórum Ecocidadania: desafios e práticas” é inspirado e motivado pela Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, com a finalidade de promover um processo pedagógico e dinâmico de diálogos e encontros desde as escolas, com escuta ativa às crianças e aos jovens, por meio do incentivo ao desenvolvimento de projetos e ações.
A referência de tema no enfrentamento das mudanças climáticas se tornou um ponto de convergência da educação ambiental, pois, além de necessário e urgente, todas as práticas voltadas à convivência, adaptação e preservação do meio ambiente e recursos naturais, de uma forma ou de outra, fazem parte das soluções possíveis.
Cada escola deverá inscrever uma delegação com até 7 alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental e uma professora; Cada escola poderá inscrever número ilimitado de projetos, contudo, deverá indicar a ordem de prioridade, pois, em razão do limite de tempo, nem todos poderão ser apresentados. Aqueles que não forem apresentados, serão incluídos no documento final do evento; Mediante justificativa, não será obrigatório inscrição de projetos para participação: a escola pode apenas inscrever a delegação de alunos para participação no Fórum. O que não pode é deixar de participar!
Todo trabalho cujo tema seja sobre educação ambiental, ou de qualquer forma sobre meio ambiente, poderá ser inscrito, desde que consiga demonstrar relação com o assunto das mudanças climáticas.
A delegação inscrita deverá se responsabilizar por manter guardado o conteúdo produzido e/ou complementar aos projetos, tais como o projeto completo, levantamento bibliográfico, diagnóstico, fotos, etc., pois poderá ser solicitado posteriormente.
O trabalho deve ser inscrito na forma de resumo expandido, o qual pode se referir a um projeto/ideia/proposta que ainda não foi realizado, a um projeto em andamento ou um projeto já concluído (com ou sem objetivo atendido).
O Resumo deve conter as seções de título, autores, descrição, métodos, resultados, conclusões e palavras-chave, cada uma com seu respectivo conteúdo, conforme descrito a seguir.
1) Título: o título deve ser atrativo e autoexplicativo.
2) Autores e afiliações: nomes dos alunos, da professora orientadora e da escola.
3) Descrição: esclarecer se é um projeto não iniciado, em andamento ou concluído; breve contextualização do tema, seguido da descrição do tema ou pergunta que o trabalho vai abordar, incluindo os objetivos.
4) Métodos: a metodologia deve esclarecer como foi desenvolvido o objetivo do trabalho/estudo, incluindo: o desenho do estudo; o campo do trabalho (local); a intervenção a ser aplicada (ou os dados a serem observados) e os desfechos a serem analisados. Em caso de projetos que tenham ou terão continuidade ao longo do tempo, sem previsão de término, é desejável incluir uma descrição de como é visto/planejado a sua evolução (aperfeiçoamento, aumento de área ou de recursos, inclusão de mais alunos e professoras, expansão para a comunidade, etc.)
5) Resultados: os resultados é a seção principal. A análise do objetivo principal é parte essencial dos resultados. Em caso de projeto em andamento ou ainda não realizado, construir o texto em torno de resultados esperados. É permitido incluir tabelas, gráficos, figuras e fotos.
6) Conclusões ou considerações finais: as conclusões devem ser concisas e impactantes. Devem responder os objetivos descritos anteriormente. Na conclusão não há espaço para discussão dos resultados. Em caso de trabalho não realizado ou não concluído, falar sobre a perspectiva de realização (quando vai acontecer, como vai resolver os desafios, como vai propor a realização, etc.).
7) Palavras-chave: principais palavras utilizadas no trabalho que melhor remetem ao assunto abordado. No mínimo 3 palavras-chave, separadas por ponto e vírgula.
Citações às referências usadas cabem a qualquer momento.
Acesse o link para a ficha de inscrição, preencha as informações e envie o arquivo do(s) projetos(s).
Av. Assis Brasil, 858, Canela – RS
VAGAS LIMITADAS