Uma das principais novidades desta edição, os Jogos Coloniais foram um verdadeiro sucesso. As disputas de bocha, canastra e 66 reuniram equipes formadas por integrantes da comunidade canelense, despertando também a curiosidade e o entusiasmo dos turistas, especialmente com o jogo de bocha, já que para muitos, é um esporte até então desconhecido. A interação entre visitantes e moradores reforçou o espírito de integração do evento. Os jogos seguem nos próximos dois fins de semana.
A programação artística foi outro destaque, com shows que agradaram o público e garantiram momentos de alegria e celebração para todas as idades. O Desfile Nossas Raízes que apresenta um pouco da cultura e da colonização de Canela, com dança, elementos cenográficos, equipamentos agrícolas e até as simpáticas cabras, foi também destaque neste primeiro fim de semana e ocorrerá novamente nos dias 19, 26 e 27, às 15h.
A gastronomia típica, como sempre, foi um dos grandes atrativos. Produtos coloniais, como pães e cucas quentinhos saindo direto do forno a lenha, e delícias nem tão conhecidas como o pastel de pinhão e a fortaia fizeram sucesso com o público. Pela primeira vez, a Festa oferece um completo e farto café colonial, com a variedade e o sabor das receitas tradicionais. Outro destaque são as duas cervejarias artesanais de Canela – Farol e Viking Bier – que se uniram e contam com um estande único, mostrando que a concorrência é salutar, mas pode unir forças.
“A Festa Colonial está se reinventando sem perder sua essência. As inovações deste ano, fortaleceram ainda mais a proposta de valorizar a agricultura familiar, promover o turismo e preservar nossas tradições. É gratificante ver Canela acolhendo tantas pessoas em um ambiente de cultura, integração e desenvolvimento local” afirma o prefeito Gilberto Cezar.
Os números superaram a expectativa: segundo a organização do evento mais de 20 mil pessoas passaram pela Praça João Corrêa nos primeiros três dias do evento, sendo que foram comercializados aproximadamente 9.800 bolinhos de batata e 10.500 pães e cucas e 12.600 pãzinhos de carne de panela, queijo e linguiça.
A secretária municipal de Turismo e Cultura Kenia Jaeger, comenta: “Estamos vivenciando dias especiais com muita cultura, tradição e experiências gastronômicas autênticas, que resgatam as raízes da nossa cidade. Preparamos tudo com muito carinho para acolher a nossa comunidade e visitantes”
O evento que tem entrada franca e segue até o dia 27 de julho, proporciona aos moradores e turistas a oportunidade de vivenciar o melhor da cultura do interior, em pleno coração de Canela. Com estrutura acolhedora, produtos artesanais, atrações culturais e o carinho dos produtores locais, a Festa Colonial reafirma sua importância no calendário de eventos da cidade.
A 31ª Festa Colonial de Canela é uma realização da Prefeitura de Canela e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Canela, com apresentação da rede de farmácias São João, o patrocínio da Sicredi Pioneira, Cervejaria Ambev Uniserra e vitivinícola Jolimont e o apoio das cervejarias Farol, Viking Bier e Cresol, além da marca Sicoob como colaboradora. Apoio institucional FETAG/RS, Emater/RS-Ascar e SDR – Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado. Agente Cultural: AM Produções, financiamento Pró Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Programação dos próximos dias:
Permanente: Espaço Raízes com exposição de fotos feitas pelo alunos da APAE e livros de autores canelenses, Feira de Artesanato, Fornos a lenha com pães, cucas e biscoitos e os estandes de gastronomia e da agroindústria.
Na segunda-feira, 14, às 19h30, o público poderá conferir o show musical de Amantino Silva e Tiago Wagner.
Na terça-feira, 15, acontece às 14h30 a oficina “Poda no Pomar Doméstico”, promovida pela Emater Canela, voltada a quem deseja aprender mais sobre o manejo de frutíferas em pequenas áreas. À noite, o show musical é com Eder de Castro, também às 19h30.
Na quarta-feira, 16, a partir das 10h, ocorre a Reunião do CONDER Canela, no Espaço Nydia Guimarães. Às 15h30, o palco contará com apresentação do Coral da UCS (Sênior) e às 17h30, o DTG Novo Horizonte entra em cena com dança tradicionalista. A noite termina com o show de Felipe Moschem e Juliano.
Na quinta-feira, 17, outra oficina movimenta a programação: às 14h30, a Emater promove o tema “Manejo de Horto Doméstico”, trazendo informações práticas para quem cultiva temperos, hortaliças e ervas medicinais em casa. E, às 17h30, haverá nova apresentação do DTG Novo Horizonte, seguida de show com Betto e Tobias, às 19h30.
texto: Lu Zanatta/Estratégia Comunicação
Mais informações no instagram da Festa: @festacolonialdecanela. Acesse a programação completa pelo link