Troca de Responsável Técnico
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Troca de Responsável Técnico

Outro nome:

Troca de Responsável Técnico

O que é:

Solicitação de alteração responsabilidade técnica de projeto ainda sem Habite-se.

Decreto Municipal nº10700/2025

Quem pode utilizar:

Proprietário do Imóvel (pessoa física ou jurídica)

Requisitos:

conforme DM 10700/2025, Artigos 24 e 26:
I – Requerimento padrão conforme ANEXOS 03 – A e 03 – B com a descrição da solicitação;
II – Cópia de documento com foto do requerente e do novo responsável técnico;
III – Anuência de todos os proprietários, caso houver, com apresentação de cópia do documento de identificação dos mesmos;
IV – Cópia da Baixa de ART e/ou RRT do primeiro Responsável Técnico pela Execução (profissional que está informado no Alvará de Aprovação e Licença para Construir);
V – ART e/ou RRT de Execução do novo Responsável Técnico pela Execução;
VI – Relatório de Vistoria do estado atual da obra, assinado pelo novo responsável técnico pela execução.
a) O Relatório deverá conter, no mínimo, fotos com data, hora e coordenadas geográficas, atestando que a obra não foi iniciada ou que, se iniciada, está sendo executada conforme projeto aprovado e estruturalmente estável.
VII – Orçamento e Comprovante de pagamento das taxas municipais, nos termos da Lei Complementar nº 067, de 27 de dezembro de 2017 – Código Tributário Municipal, e suas alterações.

Etapas para realização deste serviço:

1. Conferência de documentos mínimos exigidos
2. Juntada no processo de origem, referente ao projeto aprovado
3. Análise da documentação pelo Protocolo, com solicitação de correção e/ou complementação de documentação, caso haja necessidade.
4. Após reanálise e sanadas todas as pendências, será encaminhado para emissão de Alvará de Aprovação e Licença para Construir.
5. Entrega do Alvará de Aprovação e Licença para Construir ao requerente.
6. Arquivamento do Processo.

Tempo para atendimento:

05 (cinco) dias úteis para montagem e numeração do processo
20 (vinte) dias úteis para primeira análise da documentação
5 (cinco) dias úteis para emissão do Alvará de Aprovação e Licença para Construir

Custo/taxa:

Valor referente a emissão de novo Alvará de Licença para Construir R$ 18,27 (valor para o ano de 2025, sendo atualizado sempre no início de cada exercício)

Forma de solicitar:

Presencial

Como acompanhar ou obter informação:

Link de acompanhamento

Local da requisição do Serviço

aprovacao@canela.rs.gov.br

(54) 3282 5173

Rua Dona Carlinda, 455 - Centro - Canela/RS - Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo

CEP: 95680-900

Segundas às Sextas-feiras

Das 13h as 16:30h

Formulários/Documentos/Anexos

Caso possua estarão listados abaixo:

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