Projeto de Alteração de Fachada
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Projeto de Alteração de Fachada

Outro nome:

Projeto de Alteração de Fachada

O que é:

O que é (relatar o que é o serviço e sua base legal):
Solicitação de aprovação de projeto de ALTERAÇÃO DE FACHADA de edificações com Habite-se, apenas em lotes localizados na ZM1, ZM1E e ZM6, sendo que nas demais zonas não será obrigatória. Entende-se por alteração de fachada, a mudança nos revestimentos, elementos apostos e vãos de esquadrias originais da edificação.

Decretos Municipais nº10700/2025, Leis Municipais nº 2967/2010 e nº 3183/2011, Leis Complementares nº32/2012, nº67/2017, nº74/2018 e nº114/2019.
Resoluções do Conselho Municipal do Plano Diretor (CMP) nº 04/2015 e nº 14/2019

Quem pode utilizar:

Proprietário do Imóvel (pessoa física ou jurídica)

Requisitos:

Conforme DM 10.700, Artigos 39 e 40.
I – Requerimento padrão, conforme ANEXO 01, com a descrição da solicitação;
II – Cópia da Certidão de Zoneamento;
III – Cópia da Matrícula do Registro de Imóveis atualizada em até 30 dias em nome do Requerente;
IV – Autorizações/Contratos de Aluguel, nos casos dos imóveis não próprios;
V – Cópia de Contrato Social, nos casos de o requerente ser Pessoa Jurídica;
VI – Anuência de todos os proprietários, caso houver, com apresentação de cópia do documento de identificação dos mesmos;
VII – Cópia de documento com foto do requerente;
VIII – ART ou RRT de Projeto e Execução da Reforma;
IX – Certidão Negativa de Débitos (CND) relativa ao imóvel;
X – Certidão Negativa de Débitos (CND) profissional relativa ao responsável técnico de projeto e execução;
XI – Memorial Descritivo contendo as informações técnicas detalhadas do projeto;
XII – Planta de Situação;
XIII – Planta de Localização;
XIV – Plantas Baixas parciais junto à fachada a ser reformada;
XV – Corte parcial junto à fachada a ser reformada;
XVI – Fachada a ser reformada;
XVII – Detalhamento de Fachadas e perspectivas coloridas indicando os materiais a serem utilizados.
XVIII – Autorização do Comando da Aeronáutica (COMAER), referente à altura da edificação, para lotes que estão localizados na área de influência do Plano Básico de Zona de Proteção de Aeroporto (PBZPA);
XIX – Habite-se ou averbação em Matrícula do Registro de Imóveis de edificações existentes. Caso não possua, deverá ser solicitado previamente;
XX – Orçamento e comprovante de pagamento das taxas municipais, nos termos da Lei Complementar nº 067, de 27 de dezembro de 2017 – Código Tributário Municipal, e suas alterações.

Etapas para realização deste serviço:

1. Conferência de documentos mínimos exigidos
2. Emissão de orçamento de taxas municipais e guia de pagamento na SMMAU
3. Abertura de protocolo.
4. Organização e numeração dos documentos do processo.
5. Análise da titularidade do Imóvel pelo Protocolo da SMMAU, com solicitação de correção e/ou complementação de documentação, caso haja necessidade.
6. Análise do processo pelo Departamento de Análise e Aprovação de Projetos, com solicitação de correção e/ou complementação de documentação, caso haja necessidade.
7. Análise e emissão de Parecer pelo Conselho Municipal do Plano Diretor (CMP).
8. Após reanálise e sanadas todas as pendências, será encaminhado para emissão de Alvará de Reforma de Fachada.
9. Entrega do Alvará e cópias extras ao requerente.
10. Arquivamento do Processo.

Tempo para atendimento:

05 (cinco) dias úteis para montagem e numeração do processo
10 (dez) dias úteis para primeira análise da titularidade
30 (trinta) dias úteis para primeira análise arquitetônica
Para emissão do Alvará de Alteração de Fachada, devem ser atendidas todas as correções e complementações solicitadas em todos os setores.

Custo/taxa:

Conforme metragem linear de Fachada a ser alterada

Forma de solicitar:

Presencial

Como acompanhar ou obter informação:

Link de acompanhamento

Local da requisição do Serviço

aprovacao@canela.rs.gov.br

(54) 3282 5173

Rua Dona Carlinda, 455 - Centro - Canela/RS - Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo

CEP: 95680-900

Segundas às Sextas-feiras

Das 13h as 16:30h

Formulários/Documentos/Anexos

Caso possua estarão listados abaixo:

Serviços mais Acessados

Viabilidade de Uso

Viabilidade de Projeto Arquitetônico

Viabilidade de Parcelamento de Solo

Troca de Titularidade

Troca de Responsável Técnico