A Busca Ativa Escolar é uma estratégia composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica disponibilizadas gratuitamente para estados e municípios. Ela foi desenvolvida pelo UNICEF, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e com apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
A intenção é apoiar os governos na identificação, registros controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da Busca Ativa Escolar, municípios e estados têm dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a garantia de direitos de meninas e meninos.
Quem pode utilizar:
Toda população
Requisitos:
Formulário de busca Ativa Escolar e fornecer nome e endereço da criança ou adolescente fora da escola ou em risco de evasão.
Etapas para realização deste serviço:
– Identificar a criança ou adolescente fora da escola ou em risco de evasão ou;
– Informar diretores de escolas ou a Secretaria de Educação ou;
-Informar o nome e endereço da criança ou adolescente;
-Inclusão na Plataforma Busca Ativa Escolar.