Canela e Gramado se unem em acordo inédito para combater a violência em campeonatos esportivos

Canela e Gramado se unem em acordo inédito para combater a violência em campeonatos esportivos

A parceria estabelece um protocolo de punições unificadas, garantindo que atletas e membros de equipes que cometerem agressões graves em uma cidade sejam automaticamente penalizados na outra

Facebook
WhatsApp
Telegram

O secretário de Esporte e Lazer de Gramado, Lucas Roldo e o diretor do (DMEL) de Canela, Marcelo Brito Drehmer, durante formalização da parceria

Foto: Divulgação

As cidades de Canela e Gramado firmaram um inédito acordo para combater atos de violência em eventos esportivos. A parceria, formalizada na segunda-feira, dia 25, estabelece um protocolo de punições unificadas, garantindo que atletas e membros de equipes que cometerem agressões graves em uma cidade sejam automaticamente penalizados na outra. O acordo visa promover um ambiente mais seguro e de respeito para todos os participantes.
O protocolo, denominado “Violência Zero”, prevê que as punições máximas, como a suspensão de um atleta por agressão a membros da organização, arbitragem, mesários, equipe de segurança ou Brigada Militar, sejam aplicadas em ambos os municípios. Com a medida, um atleta punido por agressões em casos graves em um campeonato de Gramado, por exemplo, não poderá participar de competições organizadas em Canela pelo mesmo período de tempo.
A iniciativa partiu de ambas as cidades, que decidiram agir em conjunto para coibir a escalada de comportamentos violentos. A comunicação entre os departamentos será imediata e oficial, garantindo a rápida aplicação das sanções. O termo também retroage para punições aplicadas nos últimos meses, reforçando o compromisso com a disciplina e a segurança.
De acordo com o diretor do Departamento Municipal de Esporte e Lazer (DMEL) de Canela, Marcelo Brito Drehmer, a medida beneficiará o setor das duas cidades na questão disciplinar. “Será um marco para as duas cidades no meio esportivo, uma união de forças baseada no resgate de valores e sem tolerâncias para atitudes violentas, que não representam o esporte”, diz Marcelo.
O secretário de Esporte e Lazer de Gramado, Lucas Roldo, acrescenta: “Queremos que a rivalidade se mantenha apenas dentro de campo, com respeito e jogo limpo.”
O acordo é visto como um marco para o esporte amador da região, servindo de exemplo para outros municípios que enfrentam desafios semelhantes.