Em reunião, prefeito Gilberto Cezar defende Canela como principal ligação ao Aeroporto de Vila Oliva

Em reunião, prefeito Gilberto Cezar defende Canela como principal ligação ao Aeroporto de Vila Oliva

Participaram as cidades de Canela, Gramado, São Francisco de Paula e Jaquirana, que serão impactadas pelo projeto de ligação ao terminal aeroportuário em Caxias do Sul

Facebook
WhatsApp
Telegram

Prefeitos da Serra Gaúcha e Região das Hortênsias em reunião no DAER

Foto: Divulgação

A ligação entre os municípios da Região das Hortênsias com o novo Aeroporto de Vila Oliva, foi pauta de reunião no Departamento de Estradas de Rodagem (Daer), na capital gaúcha, na quinta-feira, dia 22. O prefeito Gilberto Cezar participou do encontro, juntamente com gestores de Gramado, São Francisco de Paula e Jaquirana, cidades que também serão impactadas pelo projeto que prevê anéis viários ligando ao terminal aeroportuário em Caxias do Sul.

Conforme o prefeito de Canela, os estudos sobre a instalação de anéis rodoviários na região ainda é inicial, considerando informações preliminares, mas a expectativa é de que os projetos de responsabilidade do Governo do Estado avancem para que o novo aeroporto esteja funcionando até 2029. “A gente está muito otimista com a previsão de que o caminho mais viável, primeiramente, será pela ERS-476, saindo do Saiqui, em Canela, mas, sem dúvida, serão feitas outras ligações dos municípios da região até o Aeroporto de Vila Oliva. Isso vai desenvolver muito a nossa região, a parte de logística, transporte e de turismo. Estamos bem otimistas e trabalhando muito para que essa obra saia do papel, pois vai impactar os nossos municípios pelos próximos 10, 15, 20 anos”, destacou o prefeito Gilberto Cezar.

A proposta preliminar apresentada no encontro no Daer trata da instalação de três anéis rodoviários. O primeiro trecho faria a ligação do terminal aeroportuário à Canela/Gramado. O segundo, de Canela/Gramado até Jaquirana. E o terceiro, iria até a Serra do Umbu, via ERS-484. “A ideia, além de atender a demanda turística, também será uma estrada para escoar a produção e irá beneficiar toda a Região das Hortênsias e o próprio Rio Grande do Sul”, esclareceu o prefeito de Canela durante a reunião no Daer.

Novo aeroporto será estratégico para o turismo

O novo Aeroporto de Vila Oliva é um projeto estratégico para atender de forma mais qualificada a atividade turística na Serra Gaúcha, mas também recebendo cargas e voos comerciais, desafogando o Aeroporto Hugo Cantergiani.

No final do ano passado foi publicado o edital para contratar a empresa que construirá a primeira parte, com investimento de aproximadamente R$200 milhões do Governo Federal via PAC – abrangendo a pista, o pátio e a terraplanagem. As propostas podem ser inscritas até fevereiro de 2026.

A previsão é de que o novo terminal aeroportuário da Serra Gaúcha esteja finalizado até 2029, com estimativa de receber mais de 2 milhões de passageiros ao ano até 2050.

Texto: Adriana Rabassa/Prefeitura de Canela