A Secretaria da Fazenda e Desenvolvimento Econômico realizou na terça-feira (4) o lançamento oficial do Programa “Canela Cidade Empreendedora”, que visa fomentar a economia local de forma inovadora e moderna. O projeto está contextualizado conforme os parâmetros das novas economias, seguindo linhas de fomento e desenvolvimento para as empresas de Canela e à atração de investimentos.
Na apresentação, foi destacado o estudo feito ao longo de meses e a intenção do governo municipal de promover o desenvolvimento local de forma integrada.
PRONUNCIAMENTO DAS AUTORIDADES
Joel Adriano Maciel, do Instituto Inovação de Porto Alegre, que vem dando assessoria ao governo municipal na criação dos projetos e políticas públicas de fomento e inovação, falou sobre projetos exitosos ligados as novas economias.
Vilmar Santos, atualmente secretário de Saúde, mas que atuou na pasta de Governança, Planejamento e Gestão ponderou que o momento era de muito emoção, pois a Lei Municipal “Canela do Futuro” passava para uma nova fase ao se tornar facilitadora de negócios em nosso município. “Quando criada, a lei possibilita a execução de projetos em conjunto entre o poder público e a iniciativa privada, gerando empregos, renda e desenvolvimento de forma planejada. Agora, avançamos e vamos poder ser, num futuro próximo, referência em inovação e tecnologia”, disse.
O secretário da Fazenda e Desenvolvimento Econômico Luciano Melo comentou que o Brasil passa por uma crise, e a proposta da Administração Municipal com o programa é melhorar a arrecadação, preparando a cidade para o futuro.
Melo explicou que, para a criação do projeto que transforme e revolucione a economia de Canela por meio de fomento do empreendedorismo com inovação, aceleração de startups e desenvolvimento econômico, foi necessário visitas a laboratórios de inovação de municípios de Santa Catarina que são referência neste assunto.
Para Canela entrar nesse mercado, Melo destacou que serão criados o Canela Parque Empresarial I no Distrito Industrial e o Canela Parque Empresarial II, na Linha Caçador, locais que poderão abrigar diversas novas empresas.
Outra implementação será a criação do Centro Integrado de Desenvolvimento de Inovação, que terá além de abrigar o setor de desenvolvimento econômico. O local contará com espaço para startups, salas de negócios e escola de empreendedorismo, tudo isso em parceria com centros profissionalizantes como Senai e Sebrae e também com instituições de ensino.
“A intenção da Administração é que, enquanto não se tiver um local próprio, se alugue um prédio para contemplar o programa que não será criado num curto espaço de tempo”, ponderou o secretário.
Para finalizar, Melo explicou que o programa não acontecerá da noite para o dia, mas sim o lançamento é uma semente plantada para, a partir de agora, se começar a trabalhar em busca de parceiras de Senai, Senac, empresas privadas, outras instituições e governos federais e estaduais.
O prefeito Constantino Orsolin falou ter sido criado no interior e que repassou aos secretários a missão de inovar, sempre tendo em mente a realidade de Canela e região. “Em Canela, temos muito o que avançar tratando-se de novos polos como a inovação, por exemplo, para que possamos fortalecer a economia através de outros setores além do turismo”, comentou.
Também participaram da solenidade o secretário de Turismo e Cultura Ângelo Sanches; o diretor da empresa Rossi e Zorzanelo Feiras e Empreendimentos (mentor de startups) Marcus Vinicius Rossi; o representante do Sebrae, Paulo Sergio Wichmann, e o representante da Secretaria Estadual da Fazenda, Tiago Luiz da Silva Santos.
HOMENAGEM A EMPRESAS
A Secretaria da Fazenda e Desenvolvimento Econômico também realizou a entrega da homenagem do governo municipal as empresas locais que mais têm contribuído com a economia do nosso município com os repasses de ICMS e ISS.
Confira as empresas homenageadas:
ICMS
1º lugar – Rio Jordão Papéis
2º lugar – Dauper Indústria e Comércio de Biscoitos
3º lugar – Unidasul Distribuidora Alimentícia
4º lugar – Uniserra Distribuidora de Bebidas Ltda
5º lugar – Brombatti & Lorenzoni Ltda
6º lugar – Comércio de Medicamentos Brair Ltda
7º lugar – Plurimport Ltda. (MÃOS DO MUNDO)
8º lugar – Vitivinícola Jolimont
9º lugar – Elmir Comércio de Calçados e Vestimentas Ltda. (PALUDO)
10º lugar – Basim Máquinas
ISS
1º lugar – Parques da Serra Bondinhos Aéreos
2º lugar – Brocker Turismo
3º lugar – Coobrastur Viagens e Turismo
4º lugar – Parque Terra Mágica Florybal
5º lugar – Mundo a Vapor Parques Temáticos
6º lugar – Hotel Laje de Pedra
7º lugar – Eva Catharina Lampert da Silva
8º lugar – Caixa Econômica Federal
9º lugar – Banrisul
10º lugar – Hotel KleinVille.