A BRAZTOA anunciou os vencedores do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2019/2020 na noite da última quarta-feira, 06/11, em cerimônia no Pampas Hotel Fazenda, em Canela, Rio Grande do Sul, destino anfitrião da Convenção Braztoa 2019.
Nesta edição, a premiação contabilizou recorde de inscrições: foram 180 iniciativas inscritas (no ano passado foram 75) nas categorias Associados BRAZTOA, Academia (Menção Honrosa), Agências de Viagem, Meios de Hospedagem e Resorts, Mídia e Parceiros do Turismo.
A banca de jurados, composta por grandes nomes nacionais e internacionais – Ariane Janér (Global Ecotourism Network – GEN), Chiara Gadaleta (Portal Ecoera / Discovery Channel), Elisa Dettoni (ONU Meio Ambiente), Fernando Kanni (Horwath HTL), Gabrielle Nunes (Ministério do Turismo), Helena Costa (UNB), Mariana Aldrigui (USP), Ronald Sanabria (Rainforest Alliance), Jéssica Kobayashi (Senac), João Paulo Faria Tasso (UNB) e Luiz Oliveira (Prefeitura de Ilhabela) – selecionou iniciativas que se destacaram nos critérios abordagem sistêmica em sustentabilidade, turismo sustentável, relevância para o negócios, inovação e abrangência, dentre outros que corroboram a adesão aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Conheça os vencedores e suas iniciativas:
Academia – Menção Honrosa
- Universidade Federal da Paraíba/Prefeitura Municipal de João Pessoa
- Ação: Aproveitamento do coco verde: Estratégia para combater o desperdício de alimentos e para o desenvolvimento sustentável
Ao desenvolver uma estratégia para aproveitar a polpa de coco verde desperdiçada no comércio de água de coco, iniciativa estimula sustentabilidade e turismo. O que antes era desperdício agora se transforma em experiência gastronômica para os turistas que visitam João Pessoa (PB), além de instrumento de conscientização contra o desperdício. Tudo a partir a polpa do coco verde.
O projeto de aproveitamento do coco verde tem início quando se percebe o aumento de desperdício dessa matéria quando, há alguns anos, o comércio de água de coco passa a ser feito em garrafas PET. Isso eleva o descarte da polpa, deixando de se aproveitar o alimento em todas suas propriedades.
Agências de Viagens
- Vivalá (SP)
- Ação: Modelo de atuação Vivalá
Vivalá foca seus esforços em capacitações para o empreendedorismo sustentável com turismo responsável. Direcionada para proporcionar experiências de volunturismo, a agência Vivalá tem o foco de suas ações na capacitação de microempreendedores brasileiros nas cadeias de turismo onde atua. Com roteiros turísticos de base comunitária, busca injetar capital nas economias comunitárias por meio da utilização de serviços locais e cocriação de soluções de negócios para empreendedores das comunidades.
Para isso, desenvolveu uma metodologia própria de mentoria de negócios dividida em módulos. Com isso, permite que cada edição de suas ações tenham um tempo de maturação e avaliação de impacto antes de passar ao próximo módulo.
Associados Braztoa
- BWT Operadora (PR)
- Ação: Selo “Sustainable Tourism”
O projeto permite que estrangeiros vivenciem experiências profundas de turismo sustentável, gerando benefícios econômicos e sociais para as localidades. Mais do que oferecer a visitantes estrangeiros a oportunidade de conhecer a riqueza turística do Brasil, a BTW Operadora desenvolveu um projeto para fazer isso de modo a fomentar a sustentabilidade, a conscientização para com o meio ambiente e o desenvolvimento econômico e social de comunidades.
Sob o selo de Sustainable Tourism, a operadora passou a criar uma série de roteiros desenhados de modo a gerar impactos positivos em regiões, comunidades e ecossistemas. São roteiros que permitem aos turistas fazer uma imersão cultural e ecológica, sempre de forma sustentável.
Meios de Hospedagem e Resorts
- Santa Clara Eco Resort (SP)
- Ação: Projeto Clara Verde
Santa Clara Eco Resort vem implementando ações contínuas para garantir o turismo sustentável e social. Ao trazer o termo “eco” no nome, o Santa Clara Eco Resort, em Dourado (SP), traz desde sempre a cultura sustentável em suas atividades. Por isso, logo entendeu que praticar turismo com sustentabilidade depende de uma busca contínua por aperfeiçoamento e esforços na redução de impactos ambientais e na conscientização de todos.
Assim surgiu o Projeto Clara Verde, que vem continuamente atuando no desenvolvimento e na implementação de ações que visam tornar a atividade do hotel o mais sustentável possível.
O projeto atua em diversas frentes, tanto ecológicas quanto sociais. Isso já envolveu o plantio de 22 mil mudas de seringueira e a recuperação de áreas degradadas com o plantio de mil mudas de árvores nativas. Foi construída uma estação de tratamento de água, cujo resultado é utilizado para irrigação. Nas dependências do resort, uma parceria com uma empresa de purificadores de água permitiu a instalação do equipamento em todos as 200 acomodações. Isso eliminou o descarte de 170 mil garrafas plásticas que antes eram disponibilizadas aos hóspedes.
Mídia
- TV Brasil (RJ)
- Ação: No rastro da poesia, no Caminho de Cora
Reportagem da TV Brasil revela um caminho para o turismo sustentável. Ao dar visibilidade para o Caminho de Cora Coralina, jornalismo contribui para disseminar os impactos positivos da iniciativa.
Uma iniciativa inédita ganha corpo no interior do Centro-Oeste brasileiro, associando turismo, desenvolvimento regional, integração entre comunidades e visitantes, gastronomia, cultura e poesia. E foi para dar visibilidade e impulsionar os ganhos turísticos e sustentáveis dessa iniciativa que nasceu a reportagem “No rastro da poesia, no caminho de Cora”, produzida pela TV Brasil.
Em quase uma hora de vídeo-reportagem, são revelados os detalhes do projeto turístico-cultural O Caminho de Cora Coralina. Trata-se de um trajeto de 300 quilômetros pelo interior de Goiás, passando por oito municípios históricos. Um percurso com um potencial imenso para atrair o turismo sustentável conectado pela cultura local, natureza e meio ambiente com paisagens deslumbrantes, patrimônio histórico, sítios arqueológicos, fazendas e pequenas comunidades.
Parceiros do Turismo
- Gastronomia Periférica (SP)
- Ação: Modelo de negócio Gastronomia Periférica
Gastronomia Periférica gera inclusão e oportunidade para jovens da periferia. Projeto de capacitação gratuita estimula transformação social e ensina como ser sustentável na prática gastronômica.
Exercendo um papel fundamental para o turismo e para a sustentabilidade, a gastronomia tem o potencial de ser uma ferramenta poderosa para instruir sobre o máximo de aproveitamento dos recursos e conscientizar sobre a importância do combate ao desperdício.
Com o projeto Gastronomia Periférica, todos esses aspectos se somam à transformação social por meio da capacitação gratuita de jovens e adultos da periferia para atuarem no segmento gastronômico. O projeto teve início em 2018 na região do Capão Redondo, cidade de São Paulo (SP). Em seu formato, consegue gerar oportunidades, dar visibilidade às áreas periféricas, formar profissionais entre a população local de baixa renda, estimular o empreendedorismo e disseminar de práticas sustentáveis de forma efetiva.
Além da capacitação em gastronomia, outras frentes dão corpo à ação. Uma delas é a parceria com restaurantes de grande apelo turístico, como Vista, Jiquitaia, Bio, Clandestino, Mandioca, Casa de Ieda e Mocotó. Neles os alunos podem estagiar e ter uma vivência prática da gastronomia e do turismo.
O júri também selecionou a Gastronomia Periférica para ganhar um vídeo institucional produzido pelo Ministério do Turismo, e a Vivalá, para receber uma bolsa de estudos integral para um curso de pós-graduação (EAD), do Senac-SP.
Menção Honrosa Internacional
Desde 2016, o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade possui a categoria “Menção Honrosa Internacional”, que visa homenagear boas práticas de fora do Brasil que envolvam sustentabilidade para, assim, inspirarem empresas nacionais a promoverem ações correlatas.
Nesta edição 2019/2020, a Emirates foi selecionada para receber esse reconhecimento. A escolha foi embasada no sólido trabalho focado em sustentabilidade que a organização executa, e que está presente em quase todos os seus processos. Destaque para a manutenção, o serviço de bordo e até mesmo a lavagem da frota, que ocorre sem utilização da água e poupa 11,7 milhões de litros de água por ano; para seu comprometimento com o Esquema de Compensação e Redução de Carbono para a Aviação Internacional (CORSIA); para as iniciativas “Um futuro mais verde”, que distribuíram financiamentos essenciais para o desenvolvimento de ações de conservação do meio ambiente; e para as ações da Emirates Foundation, com seus mais de 30 projetos em 18 países, inclusive no Brasil.
“Temos a certeza de que, com o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, estamos no caminho certo para cumprir nosso objetivo de disseminar novas boas práticas, inspirar a cadeia do turismo a colocar em prática de ações que vão ao encontro do tema mais debatido no mundo atualmente: a sustentabilidade. Hoje é uma noite de pura comemoração”, disse Roberto Haro Nedelciu, presidente da BRAZTOA.
Premiação
Os finalistas receberam um certificado, e todos os vencedores, um selo e um troféu como “Vencedor do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2019/2020”, que conta com a chancela de organizações de renome no setor, como a OMT, a ONU Meio Ambiente e o Ministério do Turismo. Além disso, a Braztoa promoverá a divulgação dos premiados no Anuário Braztoa 2020 e em todas as suas mídias próprias e dos parceiros de mídia que apoiaram a iniciativa.
Todos os eventos que a Braztoa promoveu em Canela receberam o selo Evento Neutro, pois compensaram todas as emissões de carbono provocadas em sua realização, atuando em consonância com a Agenda 2030 e atendendo ao ODS 13, Ação Contra a Mudança Global do Clima. A compensação de carbono é um oferecimento do projeto Wafe of Change, da Iberostar.
Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2019/2020
Patrocinadores: CNC e Iberostar.
Parceiros Institucionais: Ministério do Turismo, ONU Meio Ambiente e Organização Mundial do Turismo
Parceiro Estratégico: SENAC.
Parceiro: Ilhabela.
Apoio: ABAV Nacional, Abracorp, Brasilian Incomming Tour Operator Association, Brocker Turismo, Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil, Resorts Brasil, FecomercioSP, Pampas Hotel Fazenda, Sindloc SP, Travel Ace Assistance, UBRAFE e Visite São Paulo.
Parceiros de Mídia: Agência Envolverde Jornalismo, Diário do Turismo, Mercado & Eventos, Página 22, PANROTAS e Viajar Verde.
Consultoria: ponteAponte
Sobre a BRAZTOA
A BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) reúne operadoras de turismo, colaboradoras e empresas de representação de produtos e destinos, além de convidados, responsáveis por estimados 90% das viagens organizadas de lazer, comercializados pela cadeia produtiva no Brasil.
Em 2018, as operadoras associadas à Braztoa faturaram R$ 13,1 bilhões e embarcaram 6,5 milhões de passageiros durante todo o ano. Essas mesmas empresas geraram um impacto econômico de R$ 11,2 bilhões para a economia nacional, neste mesmo período (quantia que contempla a soma do valor dos pacotes comercializados para destinos nacionais, com o gasto médio diário com extras do turista nos destinos).
Entidade de vanguarda e sem fins lucrativos, a BRAZTOA, que completou 30 anos neste ano, promove ações e parcerias que valorizam as atividades empresariais dos associados, apoiando o desenvolvimento do mercado turístico de forma sustentável. Em 2019 ainda será realizado o Braztoa Desvenda II, na Unibes Cultural (21 de novembro).