Começa na próxima segunda-feira (23) a Campanha de Vacinação contra a Influenza (H1N1) em Canela (RS), que seguirá até 22 de maio. As doses serão aplicadas em todas as unidades básicas de saúde, das 7h30 às 11h45 e das 13h às 16h45. Nas comunidades rurais, será às segundas à tarde, durante o programa Médico no Interior.
O público prioritário para vacinação são: pessoas com 60 anos ou mais; gestantes; crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos 11 meses e 29 dias); puérperas até 45 dias após o parto; pessoas portadoras de doenças crônicas; pessoas privadas de liberdade; funcionários do quadro prisional, profissionais da área da saúde, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 sob medidas socioeducativas, além de professores da rede pública e privada.
A campanha será dividida em três etapas. Fase 1, a partir do dia 23 (idosos e trabalhadores da saúde); fase 2, a partir de 16/04 (professores e profissionais das forças de segurança e salvamento e doentes crônicos) e fase 3, a partir de 09/05 (crianças de 6 meses a menores 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos).
A vacina da gripe é composta por três cepas da influenza: A(H1N1), A (H3N2) e B. Essas cepas são escolhidas baseadas em estudos realizados acerca dos vírus circulantes no ambiente em que vivemos. A vacina é trivalente.
O chamamento aos grupos prioritários se deve ao fato de que neste grupo a eficácia da vacinação apresentou resultados satisfatórios. Consequentemente, levou à redução de complicações e internações causadas por problemas respiratórios, bem como também diminuição de óbitos, segundo a enfermeira Magali Dell Valle Cavinato, da Vigilância Epidemiológica Municipal. A meta de vacinação é de 90 % de cada grupo.
A aplicação da vacina deve ser feita o mais breve possível, pois leva de 15 a 20 dias para alcançar a sua eficácia. A Secretaria de Saúde adverte que a vacina não pode ser aplicada em caso de febre, quadro gripal ou alergia a algum componente da vacina.
MEDIDAS PREVENTIVAS CONTRA H1N1 e GRIPE
– Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete antes das refeições, antes de tocar os olhos, boca e nariz, após tossir, espirrar ou usar o banheiro.
– Manter o ambiente ventilado.
– Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.
– Evitar tocar olhos, nariz ou boca.
– Proteger com lenço (preferencialmente descartáveis) a boca e nariz ao tossir ou espirrar para evitar disseminação de aerossóis.
– Evitar aglomerações.
– Orientar os pais que, quando o estudante apresentar febre ou tosse, deve permanecer em casa e procurar atendimento médico.