O espetáculo teatral itinerante “João Ambiente é uma Peça” foca nas questões de sustentabilidade e meio ambiente destinado aos estudantes das escolas públicas estaduais e municipais da nossa cidade.
A peça narra a história do pássaro joão-de-barro humanizado, intitulado João Ambiente, que interage com a Tartaruga Teca e, juntos, mostram para as crianças, de forma divertida, como descartar e reaproveitar o lixo, poupar água e energia e outros ensinamentos ligados ao tema. O espetáculo interage com a plateia e as músicas, hilárias, envolvem ainda mais o público.
A iniciativa para conscientização ambiental já percorreu diversas escolas do País. Em 2018, era um ônibus transformado em cinema itinerante com o mesmo objetivo de conscientizar crianças e jovens sobre preservação da natureza, reciclagem e o uso consciente da água e do lixo. Com isso, foram educadas mais de 12 mil crianças e 40 mil famílias. Com tanto êxito, o projeto foi transformado em espetáculo teatral.
A apresentação piloto ocorreu na escola Dante Bertoluci, em Canela, no mês de julho.
No mês de agosto, elenco e direção desembarcaram em São Paulo para as apresentações gratuitas em várias escolas paulistanas, incluindo os teatros do CEU e ainda em Rio Grande da Serra, Cubatão, Mauá, Santo André, contemplando mais de cinco mil crianças.
O circuito, em algumas cidades gaúchas, iniciará nesta semana, em Caxias do Sul.
Nos dias 17, 18, 20, 21 e 24 de outubro terão apresentações nas escolas da rede municipal de Canela, sendo elas: Cônego João Marchesi, Rodolfo Schlieper, Bertholdo Opptiz, Barão do Rio Branco, João Alfredo Corrêa Pinto, Zeferino José Lopes, Santa Teresinha e Machado de Assis.
Integram o projeto oficinas de materiais reciclados. Em Canela, cinco escolas receberão “João Ambiente é uma peça” e, depois a trupe ruma para a capital do Estado, Porto Alegre.
“De forma lúdica vamos gerar conhecimento, ações e atitudes que ajudem a preservar o meio ambiente, apresentando em um cenário mágico e divertido os personagens João Ambiente e a amiga Teca, interagindo e estimulando os estudantes a desenvolverem e propagarem tais conhecimentos”, conta Airton Soares, diretor geral do projeto.
Com diversos recursos artísticos unindo elenco, vídeos, animação, técnicas cenográficas e efeitos especiais, o espetáculo irá proporcionar uma experiência enriquecedora e inesquecível aos participantes. Através de um circuito itinerante a peça se apresenta ainda em comunidades, garantindo o acesso à cultura e informação. Para participar, as escolas necessitam apenas ceder o espaço e organizar as turmas para assistirem as apresentações realizadas gratuitamente.