“Os servidores da Saúde estão diariamente não só na própria Secretaria como nas unidades de saúde e nos demais serviços. É justo proporcionar um tempo para eles, até porque vão voltar para a população com algo diferente. Qualificação também tem que fazer parte de todo um trabalho de governo”, entendeu o prefeito Constantino Orsolin.
“Ninguém oferece ao outro aquilo que não dispõe para si mesmo.” Foi essa a frase que marcou os servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Canela, sábado (8), no Grande Hotel Canela. Na ocasião, eles participaram do Cuidando Cuidadores, um programa do Holus Instituto, sediado na Capital, que trabalha o estímulo de equipes prestadoras de serviços na rede pública de saúde de municípios. Os trabalhos aconteceram das 7h às 13h.
Com música, palestras e muita animação, a atividade transcorreu por meio de técnicas que envolveram psicologia, teoria sistêmica, inteligência emocional, neurociência e psicologia transpessoal. Os momentos foram marcantes não só pela descontração e pelo aprendizado, mas pela emoção – especialmente quando casais de servidores participaram de uma dinâmica.
Para o agente comunitário de saúde Luiz Gustavo Freitas Camargo, um dos participantes, a proposta veio em boa hora. “É uma oportunidade tanto para nós, servidores, quanto para a Secretaria. Todo mundo cresce”, avaliou. “Muito legal, muito divertido! Superou as expectativas”, comentou a agente administrativo Vanessa Bressan, que disse esperar uma manhã cheia de palestras e se surpreendeu com o desenrolar interativo do programa.
“Nós entendemos que investir na qualificação dos servidores é fundamental, e nada como uma manhã diferenciada, que fizesse o pessoal sair com o ânimo renovado”, disse o secretário de Saúde Vilmar Santos. Segundo ele, ao longo do segundo semestre, a proposta é proporcionar novos módulos do Cuidando Cuidadores.