A equipe de fiscalização ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, com apoio do Batalhão de Polícia Ambiental da Brigada Militar estão realizando operações para coibir a prática crimes ambientais envolvendo o corte e a destruição de matas nativas e nascentes em diversas localidades do interior.
As operações serão intensificadas para autuar a conter a proliferação de loteamentos clandestinos e a venda irregular de lotes em área rural.
O Secretário do Meio Ambiente Biólogo Jackson Muller salienta que o corte de vegetação nativa, mesmo no interior de plantios de exóticas (pinus) constitui crime ambiental, nos termos do art. 1º da Lei Municipal 4393/2019, combinada com o art. 43 da Lei Federal 9.605/1998 – conhecida como lei dos crimes ambientais.
Nas próximas semanas serão realizadas operações conjuntas com o Batalhão de Polícia Ambiental da Brigada para coibir o corte da vegetação, caça predatória e parcelamentos irregulares.
As operações iniciadas no dia 05 de julho já culminaram em apreensões de motos serras e diversas autuações por corte de vegetação nativa sem licença, aterramento de nascentes, e destruição de áreas de preservação permanente.