Seguindo orientações do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, o município de Canela, por meio das Secretarias de Saúde e Educação, está realizando uma campanha com o objetivo de atualizar o esquema vacinal dos estudantes canelenses que estão no Ensino Médio e no Ensino Fundamental. Para isso, equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) estão visitando escolas municipais, estaduais e particulares, repassando orientações aos diretores sobre como funcionará este trabalho.
As equipes de saúde agendarão datas específicas para cada escola, oportunidade em que alunos deverão levar suas cadernetas de vacinação para as instituições de ensino. Os profissionais da saúde farão a revisão das cadernetas, apontando se existem vacinas pendentes para cada aluno. “Temos uma grande demanda de vacinas atrasadas neste público, fator que acabou sendo potencializado com a pandemia do coronavírus”, avalia a enfermeira responsável pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica, Magali Dell Valle Cavinato.
VACINAS NÃO SERÃO APLICADAS NAS ESCOLAS E RESPONSÁVEIS DEVEM PROCURAR AS UBS’S
Após os alunos regressarem para suas casas com as cadernetas revisadas, os pais ou responsáveis deverão conferir as anotações dos profissionais de saúde, e caso necessário, levar a criança ou o adolescente até a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua residência para que receba a vacina que ainda não foi aplicada.
A enfermeira Magali Dell Valle Cavinato ressalta que nenhum imunizante será aplicado no ambiente escolar e que os profissionais da educação também passarão por este processo de revisão do esquema vacinal. O mesmo trabalho já foi realizado nas Escolas de Educação Infantil.