A Secretaria Municipal de Saúde apoiará o Rotary Clube de Canela Inspiração neste sábado (3), na realização da campanha Hepatite Zero (Hepatitis Zero Project). Das 10h às 17h, a unidade móvel da rede pública estará no largo Benito Urbani (Estação Campos de Canella) para oferecer testes rápidos e gratuitos para verificar a existência de hepatite C.
A ação tem apoio da Associação Brasileira de Portadores de Hepatite, e também participarão Rotaract, Interact e Rotary Kids, Incorporadora Novalternativa, Secretaria Municipal de Turismo e Cultura e a ACM. O resultado do teste é rápido, pois é conhecido entre cinco e dez minutos.
O público-alvo são homens e mulheres com mais de 40 anos. Se houver suspeita de hepatite, a pessoa será encaminhada para fazer acompanhamento e tratamento posterior. Na ocasião, a Secretaria de Saúde fará vacinas contra a hepatite B (não existe ainda contra a do tipo C).
“A Secretaria vê com bons olhos o oferecimento dos testes por parte do Rotary Inspiração e por isso apoia com a estrutura necessária e ainda com a vacinação. A campanha é gratuita, então é só as pessoas comparecerem”, diz o secretário de Saúde Vilmar Santos.
No mundo, há mais de 400 milhões de pessoas que carregam os vírus das hepatites B e C, mas somente 5% dos casos estão diagnosticados, conforme dados do Rotary Internacional. A hepatite C mata duas vezes mais do que a aids. Somente nos EUA, em 2018 a doença vitimou mais do que todas as doenças infecciosas juntas. Porém, se tratada em tempo, tem cura.
O projeto Hepatitis Zero Project nasceu por iniciativa do brasileiro Humberto Silva, sobrevivente do vírus, que venceu a doença após carregá-la por 38 anos sem nunca desconfiar. Ele fez um voto a Deus prometendo trabalhar sem nada receber, até o fim de suas forças, para mudar a situação no mundo. Hoje, ao lado ao Rotary Internacional, Silva mobiliza ações para erradicar a doença em mais de 200 países.