A Secretaria de Assistência, Desenvolvimento Social, Cidadania e Habitação de Canela conta com uma base administrativa e duas unidades de Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), que ficam localizadas em regiões estratégicas da cidade, além do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Juntas, somando todos os serviços oferecidos à população, a pasta foi responsável pela realização de 26.786 mil atendimentos individualizados ao longo de 2022.
Nas unidades dos CRAS localizadas nos bairros Canelinha e Santa Marta são ofertados serviços de trabalho social para famílias e indivíduos com vulnerabilidade e risco social, como o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e o Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas. Os atendimentos individualizados dos CRAS são executados por equipe técnica de nível superior (assistentes sociais e psicólogos) e nível médio como atendimento social, multidisciplinar, acompanhamento familiar e para inserção no BPC, atualização de cadastro único, entre outros.
Já no CREAS é ofertado trabalho social a famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, por violação de direitos, que demandam intervenções Especializadas no âmbito do SUAS. O CREAS oferece o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiências, Idosas e sua Família, Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC) e Serviço Especializado em Abordagem Social.
Além dos serviços de atendimentos individualizados e coletivos, são feitos encaminhamentos diversos, abordagens sociais e com equipe técnica especializada (assistentes sociais, psicólogos e pedagogos) e técnicos de nível médio. Para o secretário de Assistência Social, Carlos Artur Pacheco, a pasta é uma das mais relevantes da cidade. “Temos como meta garantir a proteção social aos cidadãos, ou seja, apoio a indivíduos, famílias e à comunidade no enfrentamento de suas dificuldades, por meio de serviços, benefícios, programas e projetos, buscando sempre a melhor forma de promover a qualidade de vida da população”, ressalta.
AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO
No ano de 2022 a Secretaria contabilizou 54.810 quilos de alimentos distribuídos a famílias em situação de vulnerabilidade social no município. Parte da comida são de ações promovidas pela comunidade e instituições, que são repassadas à pasta. Já o restante foi adquirido com recursos próprios do município. Desde agosto de 2022 um novo sistema para avaliação das famílias que buscam por alimentos está em prática nos centros de atendimentos.
O secretário da pasta, Carlos Arthur Pacheco, explica que a medida se faz necessária para que para as famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional sejam realmente atendidas pelo benefício. “Registramos uma grande procura por alimentos, mas de pessoas que já recebem os benefícios dos governos Federal e Estadual. Por isso, iniciamos um trabalho onde ao procurar um CRAS, um profissional faz um agendamento de uma visita domiciliar para avaliação social realizada por técnico”, explica. Para as pessoas acamadas e idosos o agendamento pode ser realizado por telefone.
CADASTRO ÚNICO
Criado pelo Governo Federal e operacionalizado pelas prefeituras, o Cadastro Único é uma exigência para acessar aos programas sociais dos governos municipal, estadual e federal. O registro permite saber como vivem as famílias com renda de até meio salário mínimo por pessoa. Em Canela, estão cadastradas 5.070 famílias.
Já 2.860 famílias foram beneficiadas com o Auxílio Brasil, num valor repassado de R$ 1.740.874,00. No Devolve ICMS do Governo Estadual foram 1.944 famílias. O Benefício de Prestação Continuada (BPC) para 571 deficientes alcançou a soma de R$ 692.062,00. O valor do repasse para o mesmo benefício, para 432 idosos, foi de R$ 523.584,00.
DEMAIS SERVIÇOS
A Secretaria de Assistência Social possui convênio com instituição de longa permanência à pessoa idosa, sendo que em 2022 foram registrados 12 acolhimentos. O Departamento de Habitação realizou 424 atendimentos gerais, 56 vistorias técnicas e emitiu 40 pareceres habitacionais. Famílias atingidas por incêndio foram oito; por sinistro (chuva ou vendaval) nove; reforma para acessibilidade de imóvel duas; kits completos para construção de casas 14; e entrada de luz duas. Ainda foram distribuídas quatro lonas 6X10 metros, 707 telhas e 1.300 tijolos.
ONDE E CONTATOS:
– SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA – Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h.
* Rua Augusto Pestana, Nº 455.
Fone 3282-5140.
– CRAS CANELINHA – Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h.
* Avenida Cônego João Marchesi, Nº 420. Fone 3282-5111.
– CRAS SANTA MARTA – Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h.
* Rua: Rua da República, Nº 134 . Fone 3282-5110.