A Prefeitura de Canela, por meio do SAE Hortênsias – Serviço de Atenção Especializada, ofereceu uma capacitação aos profissionais que atuam na Secretaria de Saúde. A atividade ocorreu na Câmara de Vereadores, nesta quarta-feira (24), com equipes divididas no turno da manhã e da tarde.
O palestrante foi o médico infectologista Rafael Aguiar Maciel que abordou o tema ‘Os desafios no manejo da infecção pelo HIV’. Entre os assuntos abordados Rafael Aguiar destacou a importância do tratamento contínuo e do acompanhamento adequado do paciente, os números da doença no Estado e no país, as formas de abordagem ao público suspeito de ser soropositivo, além da necessidade de testagem em pacientes suspeitos. O médico infectologista também fez um alerta em relação aos dados da doença neste período de pandemia. “Em 2020 e em 2021 tivemos uma queda nos índices, que não significa a redução da doença. Na verdade muitas pessoas deixaram de fazer os testes e muitos pacientes não realizaram exames fundamentais que monitoram a evolução dos vírus no organismo e a efetividade do tratamento”, analisa Rafael Aguiar.
Na sequência a enfermeira Caline Bianchi Andrade, coordenadora do SAE Hortênsias, explicou como funciona os atendimentos e detalhou quais serviços são oferecidos. “Somos a referência da região, atendendo pacientes de Canela, Gramado, Picada Café e Nova Petrópolis”, destaca. A secretária de Saúde de Canela, Patrícia Valle, acompanhou a atividade e parabenizou a equipe pela iniciativa. “Precisamos estar sempre atualizados para as tomadas de decisões diárias”, avalia a secretária.