O abandono de animais de estimação, infelizmente ainda é uma prática comum no município de Canela. São muitos animais que convivem com pessoas e famílias, onde a falta de consciência e responsabilidade ampliam os números do descaso, sendo abandonados no interior, nas vias públicas ou deixados à própria sorte pelos bairros da cidade.
Nesse período muitos animais são abandonados por famílias e moradores, comportamento que pode gerar multa e que se caracteriza como crime ambiental, passível de prisão.
Uma dessas histórias emociona e demonstra como a dedicação e a esperança podem salvar vidas.
Abandonado, sem água e sem comida “Patram”, foi jogado num terreno baldio para morrer. A esperança e a motivação de um vizinho possibilitou ser resgatado pelos soldados do Pelotão Ambiental de Canela. Acomodado na viatura da Patram foi encaminhado ao CEMPRA – Centro Municipal de Proteção dos Animais de Canela. Seu nome (Patram) é uma homenagem aos seus salvadores!
Fraco, sujo e debilitado, sequer conseguia abrir os olhos. Abatido e sem forças apresentava poucas chances de sobrevivência. Seu destino estava traçado…
Mas veio a esperança, a dedicação dos policiais militares e do atendimento promovido pelos técnicos e servidores do Centro Municipal de Proteção dos Animais de Canela.
Levado ao CEMPRA o animal recebeu todos os cuidados necessários e após um período internado, se recuperou. Com alimento, medicações, carinho e atenção “Patram” voltou a andar, latir e representa o desafio de cuidar dos animais. Sua transformação demostra como a esperança pode salvar vidas, comenta e comemora o Secretário de Meio Ambiente Jackson Muller, agradecendo a todos que se envolveram para salvar e recuperar o “Patram”.
“Os nossos maiores problemas são a maldade e a negligência das pessoas, que ainda abandam seus animais na rua” comenta Jair Portolan, servidor da Secretaria de Meio Ambiente que atua junto ao Cempra.