O projeto ”Não guarde este segredo!” terá sessão especial para a comunidade e visitantes no dia 8 de outubro às 14h, no Teatro Municipal.
O ingresso será dois itens de material de higiene pessoal (absorvente, sabonete, papel higiênico, shampoo, condicionador, pasta de dente ou escova) que será doado às famílias em situação de vulnerabilidade social.
O projeto apresentado por Maria Cristina da Silva e Alisson Ariel tem como missão a prevenção do abuso infantil, com uma parceria da Secretaria de Assistência, Desenvolvimento Social, Cidadania e Habitação, por meio do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS), da IECLB Comunidade Evangélica Luterana de Canela e Secretaria de Educação, Esporte e Lazer.
As apresentações com intuito de prevenir abuso sexual, trouxe através do teatro e da música, de forma lúdica e leve o tema. Foram ao todo 21 apresentações no teatro municipal , atingindo de forma direta 444 famílias de vários bairros da cidade, atendendo 468 crianças da rede municipal de escolas de educação infantil.
“O projeto criou uma imersão em um cenário colorido e lúdico remetendo ao quarto e sala das casas das crianças, trazendo a familiaridade e proximidade dos pequenos ao teatro, já que esse foi o primeiro contato deste público com este tipo de espetáculo, obviamente que não poderia acontecer em outro lugar se não o teatro”, contam os atores Maria Cristina e Alisson Ariel.
“Deus tem nos conduzido e somos muito gratos pela oportunidade de servir neste projeto que é fruto da mobilização da comunidade que procurou os órgãos públicos a fim de motivar iniciativas de prevenção, visto que só havia ações de atendimento pós abusos. Nosso testemunho cristão nos leva a proteger as crianças”, diz o Pastor Éder Alexandre Bartz, ministro na comunidade em Canela.
“De forma lúdica e divertida, através do teatro, os personagens conseguiram passar para as crianças uma mensagem muito séria sobre abuso e exploração. Com essas e outras atividades, voltadas aos mais diversos públicos, ajudamos a conscientizar sobre esse tema tão importante”, afirma o secretário de Assistência Carlos Arthur Pacheco.
“É difícil elas diferenciarem o toque, o carinho verdadeiro do adulto com aquele que irá gerar a violência sexual. Por isso da importância desse alerta, para que elas não se confundam. Esse tipo de violência cresce e muito e na própria família”, relata a secretária de educação Janete da Silva Santos.
Sinopse
Na bagunça do mundo encantado surgem dois contadores que na verdade são mais do que contadores, eles corrigem, consertam e arrumam as histórias que precisam de uma repaginada.
Nesta primeira edição junto ao publico arrumam Chapeuzinho vermelho, Bela adormecida e João, que até agora não sabem se é o Joao e o pé de feijão ou o João e Maria, o que não importa muito, já que no final de tudo entendem a importância de cuidar de algo tão precioso: O corpo