A escadaria do Parque do Caracol ganhou um novo projeto arquitetônico estrutural. O trabalho foi desenvolvido pelo engenheiro Rafael Pompermayer, da empresa PRZ Engenharia, contratada em 2016 pela Prefeitura de Canela. O engenheiro realizou um estudo para desenvolver o projeto, alterando alguns pontos da antiga estrutura, que foi danificada com a queda de uma árvore durante um temporal. No projeto, Rafael Pompermayer incluiu as seguintes intervenções para a reforma da escadaria: demolições e remoções, escavações, execução de fundações, de estruturas em concreto armado (contenções) e da escadaria em estrutura metálica, além de um sistema de salvamento e aterramento.
De acordo com o projeto, a nova escadaria será feita toda em estrutura metálica, contando com seis plataformas para descanso e tendo 675 degraus. O custo total do projeto está orçado em R$ 3.338.163,80 (três milhões, trezentos e trinta e oito mil, cento e sessenta e três reais com oitenta centavos). Já sem o sistema de salvamento, o custo do projeto fica em R$ 2.281.263,80 (dois milhões, duzentos e oitenta e um mil, duzentos e sessenta e três reais com oitenta centavos).
PATRIMÔNIO DE CANELA
O secretário de Turismo e Cultura, Ângelo Sanches, ressalta que o Executivo analisará o projeto e estudará a viabilidade financeira do município para a execução da obra. “O Parque do Caracol é um patrimônio de Canela, do Estado e do país e precisa ser cuidado da melhor forma possível, com investimentos que possam proporcionar mais conforto aos visitantes e atrair cada vez mais turistas para nossa cidade”, afirma Ângelo.