O Programa Canela Cidade Empreendedora, uma parceria do SebraeRS e Secretaria da Fazenda e Desenvolvimento Econômico de Canela está presente no Smart Cities Park, evento com foco na inovação na gestão municipal, que acontece de hoje (23.11) até sexta-feira (25.11), em Nova Petrópolis e que deve reunir mais de mil prefeitos e prefeitas de todo o país.
O Smart Cities Park é promovido pela Associação dos Municípios de Turismo da Serra (Amserra), Famurs, Prefeitura de Nova Petrópolis, com a realização do Instituto Paulo Ziulkoski (IPZ). No total, discutirá mais de 10 grandes temas relevantes para os gestores municipais, com mais de 27 palestras diferentes programadas, além de visitas técnicas e pitchs de negócios acontecendo simultaneamente no parque.
Escolhida como a nova bandeira do municipalismo, a inovação é um conceito que, ao ser incorporada na gestão pública, estimula, por um lado, um processo contínuo de aperfeiçoamento dos serviços públicos ao cidadão e, de outro, a promoção do desenvolvimento econômico e social alicerçado em projetos que envolvem setor público, privado e as universidades.
O programa Canela Cidade Empreendedora teve como consequência a implantação do Cidica – Centro Integrado de Desenvolvimento e Inovação de Canela. “Estamos criando uma nova matriz econômica para Canela, para que o município não dependa somente do turismo que atualmente é a principal fonte de renda da nossa economia. Para isso mobilizamos a tríplice hélice, ou seja, envolvemos o poder público, a iniciativa privada e universidades neste processo de transformação para um ambiente de negócios favorável”, comentou o prefeito Constantino Orsolin que esteve presente na abertura do evento.
Orsolin também se fez presente como atual presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Serra (Amserra).
Também estão presente no estande estão representes da Tecnosinos em razão da incubação de empresas no Cidica, uma parceria entre o Município e a Unisinos.