Uma reunião realizada nesta quarta-feira (31), envolvendo representantes das Prefeituras de Canela e Gramado e da Visão – Agência de Desenvolvimento da Região das Hortênsias, teve como pauta central a restauração do Monumento da Integração, que fica localizado na RS-235, marcando a divisa entre os dois municípios. Participaram do encontro o secretário de Governança, Planejamento e Gestão da Prefeitura de Canela, Vilmar Santos, a secretária de Governança e Desenvolvimento Integrado da Prefeitura de Gramado, Simone Bender e o executivo da Visão, Jorge Mezzomo.
A intenção é promover uma ação conjunta entre os Poderes Executivos, contando com o apoio da iniciativa privada, para restaurar o monumento que simboliza a ligação entre as duas cidades através de um símbolo da região: a flor hortênsia. O projeto também deve incluir uma revitalização da estrada entre os dois municípios com um plano de ajardinamento priorizando a hortênsia em toda sua extensão. “As duas cidades estão interligadas e precisamos valorizar este monumento e o símbolo da hortênsia, que é uma marca da nossa região”, comentou Vilmar.
VIDEOMONITORAMENTO
Na ocasião, o secretário Vilmar Santos ainda explanou sobre o trabalho que está sendo realizado em Canela para implantar um sistema de câmeras de videomonitoramento na cidade, ressaltando a importância de incluir a RS-235 no projeto visando a segurança da população local e dos milhares de turistas que passam anualmente pela região. “Além das belezas naturais, parques e demais atrativos, a segurança também deve ser um diferencial para atrair ainda mais visitantes para Canela e Gramado”, avalia Vilmar Santos.
Foto: Rafael Zimmermann