A Prefeitura de Canela, por meio do Departamento de Trânsito, iniciou nesta quinta-feira (21) um período de testes com um novo formato de quebra-molas (lombada), que é produzido com borracha sintética. A iniciativa é resultado de uma parceria com a empresa gramadense EMK Indústria, que instalou o equipamento na Rua Dona Carlinda – em frente a Câmara de Vereadores.
Conforme o diretor do Departamento de Trânsito, Jair Remonti, o teste não terá nenhum custo aos cofres municipais e a eficácia do novo equipamento urbano será avaliada nos próximos dias. “Se o resultado for positivo, vamos estudar a viabilidade de instalar estes equipamentos em outros pontos da cidade”, revela Remonti.
ALTA DURABILIDADE
Os representantes da EMK Indústria, Moisés Scur e Gustavo Scur Lazzaron, conferiram pessoalmente a instalação da lombada e afirmaram que Canela será a primeira cidade do RS a receber o equipamento. “É uma tecnologia que oferece alta durabilidade, suportando veículos de grande porte com até 40 toneladas por eixo”, afirma Moisés. “Também estamos realizando testes na cidade de São Miguel do Oeste, em Santa Catarina e em breve devemos instalar lombadas de borracha sintética em Caxias do Sul”, contou Gustavo. O secretário de Meio Ambiente, Urbanismo e Mobilidade Urbana, David Keller, acompanhou os trabalhos de instalação do novo quebra-molas.
Fotos: Eduardo Idalino