A situação da região com a greve nacional dos caminhoneiros foi a pauta do encontro
Na pauta de encontro do Prefeito Constantino Orsolin com o Comandante do 1º Batalhão em Áreas Turísticas, Tenente Coronel Gilson Wagner na tarde de hoje (30) esteve a situação da região com a greve nacional dos caminhoneiros.
O chefe do executivo disse ao comandante que está preocupado com a falta de abastecimento de combustíveis nos postos da cidade, uma vez que se aproxima de um feriadão.
O comandante explicou ao prefeito que próximo ao meio dia, caminhões-tanque se dirigiram à Refinaria Alberto Pasqualini (Refap) em Canoas, com escolta da Brigada Militar, para garantir a passagem pelos pontos de manifestações existentes ao longo das rodovias. Não se tem previsão de horário de retorno destes veículos.
A demora no reabastecimento em Canela e Gramado se deve, segundo o comandante, que fez levantamento em todos os postos de combustíveis das duas cidades, se deve ao fato de que muitos motoristas não querem fazer o frete por medo ou adesão a greve.
ENCONTRO NO MINISTÉRIO PÚBLICO
A obstrução e impedimento de veículos na ERS 235, entre Canela e Gramado, pelos caminhoneiros foi pauta de reunião na Promotoria de Justiça de Canela no início da tarde de hoje. Participaram do encontro, o Promotor Dr. Paulo Eduardo Almeida Vieira; pela Brigada Militar o Capitão Jorge Laurício Mascarin e o Sargento Ritter; pelo Município os Secretários de Governança, Planejamento e Gestão, Vilmar da Silva Santos, de Obras e Agricultura, Luiz Cláudio da Silva e o Procurador-Geral do Município, Dr. Luiz Fernando Tomazelli; representantes da Associação Comercial e Industrial de Canela (ACIC), Alexandre Dapper e Gino Bazzan e representantes dos caminhoneiros João Alessandro Port Silveira, Ítalo Rodrigues dos Reis Veeck e Aldo Ubiritan Boor.
A reunião atendia a um pedido de providência de interdição da rodovia, que prejudica e agrava a atividade econômica na região, o turismo.
Segundo a Brigada Militar em contato com os participantes se teve a informação que após a caminhada das 15h, os manifestantes se desmobilizariam.
Finalizando o encontro, foi ajustado entre os presentes que o movimentos dos caminhoneiros na cidade de Canela se encerraria às 17h, sendo que até este horário haveria desobstrução de todas as vias do município.