O CTG Querência realiza desde o dia 7 de setembro a Ronda Crioula (que antecede a Semana Farroupilha) no subsolo da sede social da entidade. Durante cada noite, acontecem momentos de convivência e manifestações da cultura regionalista, com apresentações de invernadas artísticas, declamações e rodas de gaita e violão.
Desde sexta-feira (8), secretários municipais prestigiam as atividades do CTG e na noite de ontem (12) o prefeito Constantino Orsolin esteve na entidade para reafirmar sua valorização pela cultura gaúcha.
O chefe do executivo foi recepcionado pelo guardião da chama crioula, Dé Zanatta e sua esposa Neusa e pelo grupo que atualmente administra o CTG Querência, o presidente do Conselho de Vaqueanos, Gilnei do Nascimento, Altair Ferreira (secretário executivo), Valter Oliveira e Antônio Oliveira (parte campeira) e Jeferson Lodéa e Dirceu Oliveira (parte artística).
“É bom estar no meio do cultivo da cultura gauchesca. Eu me orgulho destas pessoas que cultuam tão profundamente nossas tradições” disse o prefeito Constantino Orsolin.
Os secretários que acompanharam as atividades no Querência foram: Vilmar da Silva Santos, Secretário de Governança, Planejamento e Gestão; Paulo Nestor Tomasini, Secretário de Meio Ambiente, Urbanismo e Mobilidade Urbana; Jean Spall, Secretário de Saúde; Carlos Artur Pacheco, Secretário de Assistência, Desenvolvimento Social, Cidadania e Habitação.
RESGATE DA ENTIDADE
Num breve protocolo realizado na noite de ontem (12), foi apresentado a nova guardião da chama crioula Erilene Fogaça.
Nos pronunciamentos das autoridades, o resgate do nome CTG Querência esteve sempre presente.
“Nossa união vai trazer novamente o nome do CTG Querência de onde ele nunca deveria ter saído” ponderou o presidente do Conselho de Vaqueanos, Gilnei do Nascimento, qaue atualmente é o patrão em exercício do CTG. Ele agradeceu aos demais companheiros por estarem ao seu lado neste momento delicado que a entidade vive.
O Prefeito Constantino Orsolin reforçou “O CTG Querência tem que ser grande de novo. Vocês são a nossa referência e o nosso impulso para o turismo”.
O vice-presidente campeiro do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) José Alvoni Araújo comentou “Temos de ter no nosso CTG Querência, amizade, cultivo as tradições e principalmente responsabilidade. Não podemos deixar de sermos comprometidos”.
Dé Zanatta finalizou “vamos reerguer o CTG Querência com trabalho, responsabilidade e honestidade”.
Fotos: Rita Souza e Rafael Zimmermann