O espetáculo inspirado no poema de Fernando Pessoa, “O Guardador de Rebanhos, aos Olhos de Mãe” estreia no 34º Sonho de Natal neste final de semana, com apresentações na sexta-feira (26.11) e domingo (28.11), no Teatro Municipal.
“Será um momento importante na história do Sonho de Natal, onde o Teatro Municipal, recém-restaurado, unirá a poesia, a música e o teatro interpretados por narradores, atores e músicos, que estarão imersos em um clima natalino abordando a história de uma criança aos olhos de sua Mãe”, conto Eduardo Rodrigues, responsável por todos os textos adaptados para a atividade.
“O menino representará Jesus como sendo o Guardador de Rebanhos. Assim como na obra de Fernando Pessoa a missão importante é resguardar e proteger sua gente, suas ovelhas, aquilo que é mais importante para cada ser humano. Inclusive para uma criança” complementa Rodrigues.
O espetáculo promete provocar uma reflexão sobre o que é mais importante, nos proteger em um momento onde cruzamos uma luta pela vida, após sermos assolados por uma pandemia. “Todos nós necessitamos resguardar e proteger nosso rebanho”, fala Eduardo.
O espetáculo também marcará a estreia de muitos jovens no palco do Teatro Municipal, assim como já o fizeram tantos outros canelenses, nos bons tempos do Festival de Teatro.
Ação solidária
O Sonho de Natal de Canela é consagrado como o maior evento natalino gratuito do Brasil. Com 370 atrações, a 34ª edição conta com uma campanha social para arrecadar alimentos para quem mais precisa. Nos espetáculos realizados no Teatro Municipal de Canela, o Teatrão, a organização pede a doação de um quilo de alimento não-perecível. Além de enaltecer o aspecto lúdico do Natal e oferecer entretenimento de qualidade, também é uma festividade com compromisso social.
Em dois finais de semana, os espetáculos de estreia “O Som do Vento” e “Christmas In Concert” arrecadaram meia tonelada de alimentos. “O Sonho de Natal começa a apresentar resultados. Como o acesso à programação estimula as pessoas a efetuarem a doação de um quilo de alimento, atingimos a marca de meia tonelada arrecadada. É muito gratificante porque o Sonho de Natal chega aos olhos e ouvidos dos turistas com luz e música, mas também chega à mesa de quem mais precisa neste momento”, avalia o diretor artístico do evento, Elias da Rosa.
PRÓXIMAS ATRAÇÕES
O público pode seguir ajudando aqueles que mais necessitam. O Teatrão receberá “O Guardador de Rebanhos, aos Olhos de Mãe” na sexta-feira (26) e domingo (28). No sábado (27), o público poderá conferir “O Natal do Carlão”. Ambas as apresentações iniciam às 20h30. Também no sábado (28), às 16h, ocorre o espetáculo de teatro de bonecos “Sonho Infantil”. A expectativa é de que, por serem apresentações com temáticas infantis, a arrecadação de mantimentos cresça ainda mais.
Para assistir aos shows, uma pessoa pode trocar até quatro ingressos, doando quatro quilos de alimentos. Os ingressos podem ser trocados no 1° Festival de Gastronomia & Vinhos, que funciona de quinta a domingo, das 11h às 22h, na praça João Corrêa. As trocas de alimentos só acontecem para espetáculos do final de semana. Não haverá troca para apresentações posteriores. O limite é de 300 ingressos diários. Os donativos estão sendo repassados para a Secretaria de Assistência Social e Habitação, setor responsável por distribuir as doações.
SOBRE O 34° SONHO DE NATAL
O 34º Sonho de Natal, que ocorre até 9 de janeiro de 2022, é uma realização da Prefeitura de Canela, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com apresentação do Ministério do Turismo, Secretaria de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul e Parque Estadual do Caracol. O evento tem apoio do Golden Propriedades de Lazer, Sicredi Pioneira, Corsan – Governo do Estado do RS, Airbnb, Skyglass Canela, Brocker Turismo, Bus Tour, Florybal Chocolates, Caracol Chocolates, Bondinhos Aéreos, Cervejaria Farol, Mundo a Vapor, Vinícola Jolimont, Dauper, Motormac, Sky Hotéis, Adylnet, Epson, Day Agile e Blue Show. Apoio institucional: Câmara de Vereadores de Canela, Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, Rek Parking, Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e Polícia Civil. Agente Cultural: 1º Casa Produções.