A Prefeitura de Canela, por meio da Secretaria da Fazenda e Desenvolvimento Econômico realizou no dia 15 de abril, uma live para auxiliar na manutenção de micro e pequenas empresas durante a pandemia do coronavírus.
Participaram da live o novo secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul, Edson Brum; o diretor Financeiro do Badesul, Kalil Sehbe; o diretor executivo da Associação de Garantia de Crédito (RS Garanti), Marcelo Lima, o gerente da região Serra do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) José Rafael Wojtowicz, o superintendente do BRDE, Paulo Raffin e os secretários municipais de Canela, Luciano Melo, da Fazenda e Desenvolvimento Econômico e o de Turismo e Cultura, Ângelo Sanchez.
O encontro online teve como objetivo esclarecer aos empresários as linhas de créditos que o Badesul, BRDE e RS Garanti oferecem.
O secretário estadual Edson Brum destacou que o BRDE e as demais instituições do sistema financeiro estadual, Badesul e RS Garanti, estão com dinheiro disponível para apoiar as empresas de todos os portes, em especial as pequenas. “Entendemos que essas ações não resolvem todos os problemas , mas estamos contribuindo para que os negócios que fomentam a nossa economia não fechem suas portas. Oferecemos alternativas para aliviar os prejuízos provocados pela pandemia” ponderou.
Kalil Sehbe falou que o Badesul se organizou para atender ao público do ramo de hotelaria e turismo, mas que alternativas voltadas a outros segmentos vêm sendo analisadas pelo Estado, que também já disponibilizou operações junto ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Segundo ele, a maior dificuldade dos setores tem sido conseguir comprovar garantia para a habilitação em empréstimos, o que, no caso da operação do Badesul, é facilitado pelo RSGaranti.
A importância da parceria com a associação de garantia de crédito foi igualmente elencada por pelo diretor, que destacou ainda o apoio do Sebrae, que tem feito a triagem das empresas aptas a se credenciarem à linha. “Esses empresários precisam de agilidade no recurso e tempo curto na resposta. E isso temos conseguido através da parceria entre Badesul e RSGaranti”, complementou.
Os representantes do BRDE, José Rafael e Paulo explicaram as linhas de financiamento disponíveis e salientaram que os créditos são um estímulo para que as empresas se reorganizarem em meio a crise pandêmica.
O secretário Luciano Melo foi o intermediador do encontro e destacou as medidas que a administração vem tomando para auxiliar nesta crise, como a lei que autoriza o parcelamento, reparcelamento e prorrogação de créditos tributários, concedendo isenção de multas e juros de parcelas vincendas. A lei ainda prorroga vencimentos, assim como suspende cobranças.
ATENDIMENTO EM CANELA
Para dar andamento a este trabalho da retomada econômica um técnico do RS Garanti estará em Canela, no paço municipal, na quinta-feira (22), para esclarecimentos e encaminhamentos de solicitações de crédito.
O RS Garanti – Associação Garantidora de Crédito, disponibiliza recursos financeiros para capital de giro com carência de até 90 dias e pagamento em até 24 meses, visando a manutenção de postos de emprego e atividades produtivas das micro e pequenas empresas enquanto durarem os efeitos da redução das atividades econômicas.
O agendamento das atividades podem ser realizadas pelo fone (54) 3282.5100, ramal 426.
Fotos: Tais Berti