A cidade será tomada pelo encantamento e magia do teatro de bonecos, de 07 a 15 de outubro, com grupos gaúchos, do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e também os estrangeiros da Alemanha, Espanha, Grécia e Romênia.
Bonecos e bonequeiros para todos os lados é o que se verá na cidade durante os 9 dias de Festival. Teatro Municipal, Casa de Pedra, Estúdio de Pesquisa, Estúdio dos Bonecos, Aroma Literário, em frente a Catedral de Pedra e a Praça João Corrêa serão palco para espetáculos nacionais e estrangeiros. De cunho social, serão levados novamente peças teatrais ao Oásis Santa Angela (asilo de senhoras), ao Presídio Estadual de Canela e também para algumas escolas de bairros distantes do centro.
O Festival de Canela será também um grande fórum de debate sobre o teatro de bonecos, pois oportunizará aos bonequeiros troca de experiência. Além das mais de 40 apresentações, o Festival estará promovendo debates e bate papos entre diretores dos espetáculos presentes, artistas locais e demais interessados, com o tema “Diálogos entre bonecos e tecnologia”.
A criatividade, irreverência, a alegria e o colorido do mundo do teatro de bonecos poderá também ser conferida nos desfiles, quando bonecos e bonequeiros saem atrás da banda marcial, tomando o centro da cidade. O que mais agrada ao público, neste momento, é que todos são convidados a participar e ser um pouco “bonequeiro”. Crianças e adultos com seus bonecos de fios, de luva, fantoches fazem parte deste espetáculo, que finaliza na Praça João Corrêa, integrando totalmente a organização do evento, bonequeiros, bonecos e público.
O Bonecos Canela é uma realização da Fundação Cultural, com patrocínio máster dos Correios e Petrobras e, apoio da Prefeitura Municipal de Canela, através do Conselho Municipal de Políticas Culturais.
Foto: Espetáculo carioca “O Gigante Egoísta” (conto de Oscar Wilde) que será apresentado logo após a cerimônia de abertura do festival, no sábado (7)
Crédito: Luca Aures