A expectativa era para uma arrecadação de cerca de R$ 100 mil, mas o resultado foi quase três vezes maior. Descontadas as despesas operacionais comuns a qualquer leilão, nesta manhã Constantino Orsolin, prefeito de Canela, e Vilmar da Silva Santos, interventor do Hospital de Caridade de Canela (HCC), receberam um cheque de R$ 267.286,50 destinados ao hospital da cidade. O ato também contou com a presença do secretário de Obras, Luiz Cláudio da Silva, do secretário de Governança, Marcelo Savi e do secretário da Fazenda e Desenvolvimento Econômico, Luciano Melo.
O valor foi arrecadado a partir do leilão de 87 lotes de peças doadas do acervo do Hotel Laje de Pedra, ícone da hotelaria e do turismo do Rio Grande do Sul. A iniciativa da oferta, em benefício do hospital municipal, foi encabeçada pela família Druck, proprietária do Laje de Pedra durante décadas, e pelo LDP Canela, que está adquirindo o empreendimento. “Nada mais justo que contribuir com a sociedade canelense que sempre tratou o Laje de Pedra com muito carinho”, explica Maria Thereza Druck. “Que esta iniciativa sirva de convite a outros empresários para que façam o mesmo”, completa.
CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA UTI
O valor encaminhado ao HCC será destinado à construção de uma nova UTI, já que a atual UTI é voltada exclusivamente para o atendimento de pacientes em tratamento do coronavírus. “Vamos investir este recurso na obra de ampliação do HCC, para que este ato fique eternizado, em um espaço que trará benefícios para nossa comunidade a longo prazo. A comunidade canelense merece um hospital com uma UTI permanente e este valor será aplicado na concretização deste sonho. Agradeço este gesto tão nobre em nome da população de Canela e do nosso hospital”, comentou Vilmar Santos. Já o prefeito Constantino Orsolin ressaltou a importância da parceria entre os setores público e privado. “Ações como esta nos animam, servem como um grande incentivo e nos mostram que estamos no caminho certo. Com o apoio da comunidade e do empresariado vamos seguir pensando grande, trabalhando para que o nosso HCC seja referência na região em um futuro próximo”, projeta Orsolin.
Na foto: o interventor do HCC, Vilmar da Silva Santos, Péricles Pereira Druck – presidente do Grupo Habitasul, prefeito Constantino Orsolin, Marcio Carvalho – sócio da LDP Canela e o secretário de Obras, Luiz Cláudio da Silva.