Uma das grandes atrações que era oferecida no interior do Parque do Caracol e que está inativa há alguns anos poderá ser retomada. Trata-se do projeto Loboguará – Ecologia e Educação Ambiental. Há alguns dias, o Executivo recebeu um plano para reativar o projeto, que foi desenvolvido pelo biólogo João Pedro Travi, que é filho do também biólogo Vitor Hugo Travi, idealizador do Projeto Lobo Guará que foi desenvolvido por mais de 15 anos no interior do Parque.
O projeto foi entregue pelo biólogo ao vice-prefeito Gilberto Cezar que posteriormente apresentou o plano para o prefeito Constantino Orsolin. Um dos principais objetivos do biólogo é retomar as atividades do Centro de Interpretação Ambiental para atender turistas, estudantes de Canela e outras cidades do Estado, oferecendo um local para a realização de estudos e oficinas, aliando a teoria e a prática com caminhadas pelas trilhas que proporcionam a identificação da fauna e da flora local.
O vice-prefeito Gilberto Cezar sinalizou de forma positiva retomar o projeto. “O Lobo Guará foi muito importante na formação de gerações de alunos de escolas públicas e privadas de Canela, sendo um trabalho exemplar, que oferecia um conteúdo de qualidade com foco no desenvolvimento sustentável e nas características da região, trabalhando a conscientização ambiental com acesso a informações sobre nosso meio ambiente, ecossistema, flora e fauna”, destacou Cezar. O prefeito Constantino Orsolin destacou que é muito importante retomar esta atividade. “Desenvolver ações que tratam de questões ambientais devem receber toda a atenção necessária. Portanto, nos interessa muito retomar e reativar este importante projeto”, enfatizou o prefeito.
Foto: Mateus Fontana