Na manhã de terça-feira (12), a Escola Municipal Dante Bertolucci recebeu um jogo de basquete em cadeiras de rodas, proporcionado pela Equipe Leme RS, da cidade de Novo Hamburgo. A partida amistosa marcou a inauguração das melhorias realizadas no ginásio: uma nova arquibancada e parte da iluminação interna, onde foram investidos aproximadamente R$ 15 mil reais por meio do CPM – Conselho de Pais e Mestres. O ginásio também recebeu novas tabelas de basquete, doadas pela Coopec e um placar para marcar o tempo e resultado dos jogos em andamento.
Durante a solenidade também ocorreram apresentações da banda feminina de percussão da escola, comandada pelo maestro Rogério Heurich, apresentação das bailarinas coreografadas pela professora Renata Bertoja e outras intervenções artísticas dos estudantes nos intervalos da partida. O diretor da escola, André Toledo, conduziu o evento que contou com a presença do prefeito Constantino Orsolin, da secretária de Educação, Janete da Silva Santos e do secretário Adjunto da pasta, Roberto Oliveira. “Essa arquibancada é um sonho de muito tempo para o nosso ginásio, assim como a nova iluminação para os jogos a noite. Aproveito para fazer um agradecimento especial ao CPM pelo apoio sempre que solicitado. Tenho certeza que os alunos não esquecerão deste dia”, comentou André Toledo.
Já o treinador da Equipe Leme RS, Alecsandro Michel, também é professor de Educação Física na escola e falou sobre a importância do evento para os estudantes nos temas conscientização e inclusão. “Tem dois objetivos: a primeira é poder vivenciar um esporte adaptado e chamar atenção para as famílias, divulgando o esporte paraolímpico. E em segundo é a consciência do cuidado, pois aqui muita gente se machucou com esportes radicais ou foram vítimas de acidentes de trânsito”, destacou Alecsandro Michel. No final do evento os atletas cadeirantes foram agraciados com cestas contendo produtos de Canela, com apoio da Vitivinícola Jolimont e da Florybal Chocolates.