O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Canela e o Escritório Municipal da Emater, com apoio da Secretaria de Obras, Serviços Urbanos e Agricultura realiza na sexta-feira (30.9) a atividade de troca-troca de sementes crioulas e mudas. O encontro acontece na frente do sindicato, av. do Lago, 466, das 13h às 17h.
A semente é a primeira etapa da cadeia alimentar. Por meio de sementes é que se tem origem de praticamente todos os alimentos que o ser humano consome.
Sementes crioulas ou sementes tradicionais, são sementes que se cultivam há muitos anos pelas famílias e ainda não sofreram mudanças genéticas. O cultivo de sementes crioulas está ligado à cultura de seu povo, onde se guarda a semente de um ano para outro, garantindo a autonomia familiar, diminuindo custos de produção, além de garantir a segurança e soberania alimentar das famílias e assegurar a sustentabilidade dos sistemas naturais.
Na mesma ocasião, inicia a Feira da Agricultura Familiar com oferta de alimentos saudáveis e de qualidade. O objetivo da atividade é fortalecer a agricultura familiar e incentivar a diversificação da produção rural, contribuindo, desta forma, para o desenvolvimento local e regional.
Além disso, as ações têm um papel importante na cooperação entre os agricultores, consumidores, instituições e poder público, buscando a valorização do produtor e da produção agrícola local, mostrando a importância da sua realização como forma de identidade e fortalecimento do meio rural canelense.
A intenção é realizar a Feira da Agricultura Familiar semanalmente envolvendo agricultores do nosso município, oportunidade para que os consumidores tenham acesso a alimentos saudáveis e com procedência conhecida.