Com realização do SESC em parceria com as academias de ginástica Pessoa Referência em Saúde e R7 Studio Michele Ries e a Prefeitura, na última quarta-feira (25) aconteceu o Dia do Desafio, uma iniciativa de combate ao sedentarismo.
Foram alocadas duas esteiras eletrônicas na área do Multipalco na Praça João Corrêa, para que toda a população pudesse praticar uma atividade física e se desafiar. Ao todo, foram percorridos mais de 130 quilômetros pelos canelenses.
“A proposta foi que as pessoas dedicassem 15 minutos para a caminhada na esteira, incentivando a prática de atividades físicas regulares, respeitando o limite de cada um”, explica Rafael de Souza Pessoa, educador físico e proprietário da academia Pessoa.
Ocorreram atividades de Cross hitt no Parque Lago com a educadora física Michelle Ries. Com exercícios de alta intensidade com foco na resistência, agilidade e flexibilidade.
Em 2022, não aconteceu a tradicional competição entre cidades, independentemente dos resultados, a proposta é vencer o sedentarismo e buscar uma prática de vida mais saudável. Mais de 7259 pessoas participaram de atividades presenciais e 9229 indivíduos marcaram presença de forma remota nas redes sociais.
Dia do desafio solidário
Além da iniciativa de movimentar o corpo, também houve a angariação de alimentos não perecíveis e litros de leite para doação a famílias carentes.
Ao todo, foram recolhidos 83 caixas de leite UHT somente no Dia do Desafio.
Aproveitando a iniciativa de arrecadação de alimentos, a subgerente do SESC Gramado, Susana Balzan, comenta sobre a campanha “Futebol tá na mesa”. Uma parceria entre o SESC e o instituto Dunga. “Quem quiser contribuir com a doação de cinco quilos de alimentos não perecíveis ou litros de leite UHT, ganha um cupom para concorrer a camisetas de futebol autografadas por craques do futebol como Dunga, Cafu, Edmundo, Cristina”, diz.
Os interessados devem levar os produtos até o Hotel SESC de Gramado. A arrecadação vai até o dia 15 de junho e o sorteio acontece no dia 22 do mesmo mês.
Bombeiros
O Corpo de Bombeiros de Canela também aproveitou a campanha para carimbar a sua participação no Dia do Desafio. Quatro colaboradores do batalhão se propuseram a puxar um caminhão de mais de 12 toneladas com as próprias mãos. “A ideia veio justamente da proposta de desafiar os nossos limites”, afirma o segundo Sargento, Roger Martins.
Os bombeiros também fizeram a doação de seis cestas básicas nesse dia, contribuindo com o bem-estar daqueles que mais precisam.
Sobre o Dia do Desafio
O Dia do Desafio foi criado no Canadá e é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha.
A adesão ao Dia do Desafio demonstra a disposição da comunidade em mobilizar seus cidadãos. Através desse movimento, indivíduos, grupos, instituições
privadas e públicas estabelecem objetivos comuns, que servirão para enriquecer e desenvolver os valores da cidadania em crianças, jovens, adultos e idosos.
O Sesc realiza o evento, com o apoio das prefeituras e academias de ginástica. O Sesc SP coordena o evento no Continente Americano desde 2000.