Com a finalidade de evitar a compra e a propagação de comércio ilegal em Canela, a Prefeitura, através do Departamento de Fiscalização, faz uma conscientização sobre a concorrência desleal praticada por vendedores ambulantes, principalmente nesta época de final de ano, onde o número dessas ocorrências aumenta consideravelmente devido ao grande fluxo de turistas que é atraído pelas festividades natalinas na região.
O diretor do Departamento de Fiscalização, Luiz Antônio Macedo, alerta a população e os visitantes para que não comprem produtos sem que saibam a procedência, principalmente pelo falo de que não haverá troca ou ressarcimento caso sintam-se prejudicados. De acordo com Macedo, a comunidade canelense deve proteger a economia local, pois o comércio legalizado contribuiu com impostos, taxas e geração de empregos. “Estamos realizando um trabalho ostensivo de fiscalização no Centro da cidade, em pontos turísticos com grande aglomeração de pessoas como a Catedral de Pedra e também nos bairros. Nas operações já apreendemos inúmeros produtos sem procedência ou com as mínimas condições de higiene, que podem provocar sérios prejuízos a saúde dos consumidores”, afirma Luiz Antônio Macedo.
DENÚNCIAS PELO PLANTÃO
A atividade de ambulante necessita de licença prévia expedida pela Prefeitura e no descumprimento da lei, os autores podem ter suas mercadorias apreendidas, serem notificados e multados. “A política de combate ao ambulante ilegal continuará, não para tirar o trabalho das pessoas, mas para fazer com que haja a regularização das vendas destas mercadorias, sem gerar uma concorrência desleal com o comércio local”, explica Macedo. A população pode auxiliar a Prefeitura de Canela neste trabalho realizando denúncias pelo telefone do plantão do Departamento de Fiscalização: (54) 9.9176-9498.