Usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e profissionais da área estiveram reunidos na última terça-feira (4), no Campus Universitário da UCS, em Canela, participando de debates e discussões durante a X Conferência Municipal de Assistência Social. A abertura do evento contou com a presença do prefeito Constantino Orsolin, da secretária de Assistência, Desenvolvimento Social, Cidadania e Habitação, Andresa da Conceição e do secretário Adjunto da pasta, Artur Pacheco. “Não existe transformação social sem o engajamento de toda a comunidade. Precisamos nos dar as mãos e atacar a essência dos problemas”, comentou o prefeito Constantino Orsolin, destacando a importância de desenvolver ações para fortalecer a economia do município. “Precisamos gerar empregos e renda pública”, avalia.
Entre as atividades promovidas ocorreram palestras com os profissionais Marco Aurélio Alves, presidente do Instituto Brasileiro da Pessoa e conselheiro Estadual da Cultura e Lisiane dos Santos, coordenadora técnica Social da PUC e conselheira Estadual da Criança e do Adolescente. No turno da tarde, os participantes foram divididos em grupo e apresentaram propostas baseadas nos quatro eixos temáticos do evento.
ELEIÇÃO DOS DELEGADOS
No final do encontro foi realizada a eleição para definir os representantes de Canela na Conferência Estadual de Assistência Social, que será realizada nos dias 7, 8 e 9 de novembro, em Porto Alegre. As delegadas representantes do governo serão Bárbara Cristiane Nunes Borges (titular) e Rosinei Jardim (suplente), da Secretaria Municipal de Assistência Social, enquanto que os delegados representantes das entidades não governamentais serão o pastor Paulo Daniel Fernandes (Rosa de Saron) e Rodrigo Alves de Lima (Instituto Padre