A Corsan – Companhia Riograndense de Saneamento, através do seu diretor de Expansão, Marcus Vinícius Caberlon, realizou na manhã desta sexta-feira (25), a assinatura de ordem para o início de duas importantes obras visando a melhoria do abastecimento de água do Sistema Hortênsias. A solenidade aconteceu na Estação de Tratamento 2 de Canela, contando com a presença de autoridades como o secretário de Governança, Planejamento e Gestão, Paulo Tomasini, o prefeito de Gramado, João Alfredo Bertoluci, além de vereadores e representantes do Poder Executivo das cidades de Canela e Gramado.
Conforme Marcus Vinícius Caberlon, nos próximos dias devem iniciar os trabalhos de ampliação da Estação de Tratamento de Água de Canela, assim como a construção do sistema de bombeamento auxiliar para o fornecimento de água para Gramado. “Tivemos problemas de falta de água que causaram grandes transtornos em nossa cidade. Agora esperamos que estas obras minimizem os problemas e aguardamos novos investimentos para solucionar de vez esta situação”, comentou o secretário Paulo Tomasini.
RESERVATÓRIO DE AÇO VITRIFICADO
No valor de R$ 11.552.814,42, a obra de Canela inclui a construção de um reservatório apoiado de aço vitrificado, que terá capacidade de armazenar 3.000 m³ e ficará localizado no terreno da ETA 2. Os trabalhos também envolvem a modernização da ETA 2: contempla um tanque de alimentação unidirecional, com capacidade de 100³ (feito em aço inox e em formato cilíndrico, será assentado em uma base de concreto de cerca de 14 metros de altura, também na área da estação de tratamento), além da implantação de sistema de tratamento de lodo – serão construídos dois tanques enterrados de concreto armado, e o processo de desidratação do lodo será por decantador centrífugo (o sistema foi dimensionado já considerando a ampliação da ETA 2). A previsão de término das obras é de seis meses.
Foto: Théo Reis