A Prefeitura de Canela, através da Secretaria de Meio Ambiente, Urbanismo e Mobilidade Urbana, completou o processo de licenciamento ambiental da empresa Adori Cristófolli ME, para a implantação no município de uma Central de Triagem com Aterro dos Resíduos da Construção Civil. O empreendimento recebeu a Licença de Operação expedida pelo Poder Executivo no último dia 1º, durante reunião que contou com a presença do secretário titular da pasta, Paulo Nestor Tomasini, do engenheiro ambiental da Prefeitura, Cristiano Hickel e do empresário Adori Cristófolli. A Central de Triagem dos Resíduos da Construção Civil já está em funcionamento na localidade conhecida como Estrada Rancho Grande, no Saiqui, em uma área com cerca de 1,5 hectare.
O secretário Paulo Nestor Tomasini destaca que este é o primeiro empreendimento neste gênero licenciado no município de Canela. “É uma ação inédita e uma antiga demanda da nossa comunidade. Desta forma teremos um maior controle em relação aos descartes clandestinos, evitando assim prejuízos ao meio ambiente”, analisa Tomasini. Já o engenheiro ambiental Cristiano Hickel alerta que a Prefeitura segue realizando um trabalho intenso de fiscalização. “Estamos multando os depósitos clandestinos que funcionam sem as devidas autorizações e contamos com o apoio da comunidade”, frisa Cristiano, lembrando que denúncias podem ser feitas diretamente na Prefeitura de Canela, pelo telefone (54) 3282-4077 ou 0800 5101 156 (Ouvidoria).
QUAIS RESÍDUOS PODEM
SER DEPOSITADOS NO LOCAL?
A Central de Triagem com Aterro dos Resíduos da Construção Civil, conforme a resolução nº 307/2002 do Conama, está apta para receber os seguintes materiais: resíduos oriundos de construções, demolições e reformas, reparos de pavimentação e outras estruturas incluindo terraplanagem (tijolos, blocos de concreto, telhas, placas de revestimento, entre outros). Mais informações podem ser obtidas diretamente com o empreendimento, por meio do telefone (54) 9.9978-5982.
Foto: Rafael Zimmermann