A Prefeitura de Canela, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e com o apoio de entidades que prestam serviços assistenciais aos menos favorecidos, está trabalhando na formatação da X Conferência Municipal de Assistência Social, que será realizada no dia 4 de julho, no Campus Universitário da UCS em Canela. Com o tema “Garantia dos Direitos no Fortalecimento do SUAS – Sistema Único de Assistência Social”, a conferência reunirá profissionais da área para debates e discussões envolvendo políticas públicas em torno de propostas e estratégias de organização.
Para envolver os usuários do Sistema Único de Assistência Social e a comunidade em geral no evento, serão realizadas duas Pré Conferências em bairros que abrigam famílias em situação de vulnerabilidade social: dia 20 de junho, no Centro de Referência em Assistência Social – CRAS Santa Marta; dia 27 de junho, no CRAS Canelinha. Os dois encontros terão início às 14 horas. “Vamos reunir a sociedade, profissionais e os usuários do SUAS para debater as prioridades e ações que devem ser desenvolvidas no nosso município”, destaca a secretária Adjunta de Assistência Social, Andresa da Conceição.
Na última terça-feira (6), a equipe da Secretaria de Assistência Social reuniu-se com membros do Conselho Municipal de Assistência Social e com representantes de entidades assistenciais de Canela para discutir detalhes sobre a realização da X Conferência Municipal de Assistência Social. “Este é um evento de extrema relevância para articular estratégias visando fortalecer o trabalho realizado em Canela”, frisa o secretário de Assistência Social, Vilmar Santos.
PROGRAMAÇÃO:
4 de Julho – UCS Canela
8h30 – Credenciamento
9h – Apresentação Cultural
9h15 – Abertura Oficial/Aprovação do Regimento Interno da X Conferência Municipal de Assistência Social
9h30 – Painéis:
– “Avaliação local do SUAS” – Sr. Marco Aurélio Alves – presidente do Instituto Brasileiro da Pessoa, gestor de cidade e conselheiro Estadual da Cultura
– “O Fortalecimento da participação e do Controle Social” – Sra. Lisiane dos Santos – coordenadora técnica Social da PUC, conselheira Estadual da Criança e do Adolescente
11h30 – Debate
12h – Intervalo
13h30 – Reinício das atividades
DIVISÃO DE GRUPOS
PARA DISCUTIR TEMÁTICAS
Eixo 1 – A proteção social não-contribuitiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais.
Eixo 2 – Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS.
Eixo 3 – Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais;
Eixo 4 – A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.
15h30 – Plenária e Eleição de Delegados para Conferência Estadual
17h – Encerramento
Foto: Rafael Zimmermann