Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe já foi definida pelo Ministério da Saúde. Promovida pela Secretaria Municipal da Saúde, a ação será entre 23 de abril e 1º de junho, com o “Dia D” de intensificação da campanha prevista para 12 de maio. Devem receber a vacina as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários, ou seja, aquelas com maior risco de desenvolver complicações causadas pelo vírus.
Fazem parte do grupo vulnerável as crianças de 6 meses a menores de 5 anos, doentes crônicos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, população indígena, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto (puérperas), presidiários e funcionários do sistema prisional, além de professores das redes pública e privada. Aproximadamente 11 mil pessoas estão incluídas como público-alvo desta ação em Canela, com meta de vacinação de 90%, conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde.
Neste ano, a vacina disponibilizada pelo Governo Federal para a campanha, protegerá os grupos prioritários contra os três subtipos do vírus da gripe Influenza A: H1N1 e H3N2 e influenza B. A vacina contra influenza é segura e uma das medidas mais eficazes de prevenção a complicações e casos graves de gripe.
As unidades de saúde do município permanecerão abertas para vacinação, de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 17h.
INTERIOR
A vacinação no Interior será realizada todas as quartas-feiras de tarde com atendimento médico conforme escala já estabelecida.
25/04 – ESCOLA ZEFERINO JOSÉ LOPES (Morro Calçado, Rancho Grande,
São João e Monjolo)
02/05 – ESCOLA BALDUÍNO BOELTER (Linha São Paulo, Canastra e Recanto
da Esperança)
09/05 – ESCOLA SANTOS DUMONT (Chapadão e Amoreiras)
16/05 – ESCOLA ZEFERINO JOSÉ LOPES (Morro Calçado, Rancho Grande,
São João e Monjolo)
23/05 – ESCOLA BALDUÍNO BOELTER (Linha São Paulo, Canastra e Recanto
da Esperança)
30/05 – ESCOLA SANTOS DUMONT (Chapadão e Amoreiras)
* Atendimento sujeito a alterações
SINTOMAS
Os sinais e sintomas da gripe H1N1 são parecidos com os da gripe comum, mas podem ser mais graves e costumam incluir algumas complicações, como dificuldade ao respirar, febre alta, tosse, dor de cabeça, dores musculares, espirros, dor na garganta, fraqueza, coriza e congestão nasal.
CONTÁGIO E PREVENÇÃO
O contágio da gripe ocorre através das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. O vírus também é transmitido da forma indireta, por meio das mãos que podem levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz, após o contato com superfícies contaminadas por secreções.
MEDIDAS DE PREVENÇÃO À DOENÇA DEVEM SER ADOTADAS:
- -Manter o ambiente ventilado;
- -Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;
- -Evitar tocar olhos, nariz ou boca;
- -Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete antes das refeições, antes de tocar os olhos, boca e nariz e após tossir, espirrar ou usar o banheiro;
- -Proteger com lenço (preferencialmente descartáveis) a boca e nariz ao tossir ou espirrar, para evitar disseminação de aerossóis;
- -Evitar aglomerações;
- -Orientar os pais que quando o aluno apresentar febre ou tosse – permanecer em casa e procurar atendimento médico;
Qualquer dúvida entrar em contato com as Unidades ou na Vigilância Epidemiológica pelo telefone – 32821331.