A Prefeitura Municipal de Canela, por meio da Secretaria de Saúde realizou na manhã de hoje (25) a primeira caminhada em alusão à Campanha Setembro Amarelo, dedicada à prevenção do suicídio.
A ação aconteceu no Parque do Lago e contou com a participação de profissionais da saúde em geral, pacientes do Caps do bairro Canelinha e de Gramado, integrantes da academia municipal e público em geral.
O vice-prefeito Gilberto Cezar esteve presente na ação e destacou que “É muito importante estas ações de valorização a vida, com intuito de prevenção e o combate ao suícidio. Trabalhar a alegria e a diversão e incentivar que cada vez mais que se tenha políticas públicas eficazes neste sentido”.
O Secretário Jean Spall lembrou que esse trabalho foi indicado pelo vice-prefeito Gilberto enquanto era vereador. “Temos que atuar na prevenção e não somente na doença” frisou.
O principal objetivo do “Setembro Amarelo” é a conscientização sobre a prevenção do suicídio e alertar a população a respeito da realidade da prática autocídio no Brasil e no Mundo e suas formas de prevenção.
PRÁTICA DE EXERCÍCIOS
Os professores Anderson Moraes e Patrícia Liesenfeld, foram os responsáveis pelas atividades de aquecimento físico dos participantes da caminhada.
Patrícia Liesenfeld, responsável pela Academia Municipal, destacou que durante a prática de exercício o organismo libera hormônios essenciais, a endorfina e a Dopamina, e que anbos tem influência sobre o humor e emoções. “20 a 40 minutos de atividade física moderada duas vezes por semana com frequência cardíaca regular pode liberar a endorfina que pode proporcionar um efeitos tranquilizantes” explicou a professra.
A pessoa que pratica atividade física se beneficia de um estado relexante e se mantém em um estado psicossocial. “Atividade física é o melhor remédio e atividade física é qualidade de vida” concluiu.
IMPORTÂNCIA DA CONSCIENTIZAÇÃO
“É importante frisar que temos que buscar observar nosso próximo de forma mais calorosa, hoje vivemos em um tempo que a tecnologia e o online trazem mais barreiras para o contato olho no olho. Muitas vezes deixamos de perceber que nossos amigos e familiares não estão tão bem ou tão felizes, podem dar indícios de que precisam de ajuda e quem sabe um dia possamos ter passado batido. Não é o que desejo pra ninguém, muito pelo contrário, o que minha família passou não quero pra ninguém. Quero que as famílias se ajudem, e se reconheçam e que o verdadeiro cuidado seja sempre uma primazia. Esta caminhada é muito importante. Parabéns à secretaria de saúde. Este sim é um grande ato de amor à vida e ao próximo” disse um familiar que participou da caminhada.
“Eu vejo como muito importante a Saúde Pública promover um ato como esse pra sociedade saber que estamos atuando na prevenção desses casos. Há 24 anos eu perdi a minha mãe que cometeu suicídio, nós que passamos por situações assim procuramos uma resposta e não encontramos. Aprendemos a conviver e vamos sobrevivendo e hoje vejo a saúde do município dando um passo tão importante como esse para atender a essa parte da população que necessita dessa atenção”, disse um outro participante da ação.
CATEDRAL EM AMARELO
Nos intervalos do show de som e luz da Catedral de Pedra que acontecem as 20h, 21h e 21h45, a Catedral de Pedra tem a cor amarela, para lembrar a importância de se prevenir, debater e combater o suicídio.
PROGRAMAÇÃO
Quarta-feira – 27/09
9h – Palestra: Prevenindo o Suicídio e Valorizando a Vida no Setembro Amarelo
Palestrantes: Ana Martinez – Psiquiatra e Alexandre Cury Port – Psicólogo
Local: Auditório da Câmara de Vereadores
Sexta – 29/9
10h30 – Palestra para os apenados no presidio – Prevenindo o Suicídio
Palestrante: Janine Palodeti – Psicóloga