A Secretaria Municipal de Assistência, Desenvolvimento Social, Cidadania e Habitação de Canela lembra os idosos (acima de 65 anos) e pessoas com deficiência, beneficiários do programa Benefício de Prestação Continuada (BPC) que é necessário fazer o cadastramento no Cadastro Único para continuar a receber o benefício.
Popularmente conhecido como Loas, o BPC é um benefício do Governo Federal voltado a idosos e pessoas com deficiência. A Secretaria tem se empenhado para localizar todos os beneficiários do município, sendo que ainda existem idosos e pessoas com deficiência que necessitam se cadastrar, de acordo com as novas normativas, para não deixar de receber seus benefícios.
O cadastramento pode ser feito até dezembro de 2018 nos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS (CRAS Canelinha: Av.Cônego João Marchesi, 420, ou CRAS Santa Marta: Rua da República, 909).
Caso o beneficiário tenha alguma dificuldade de deslocamento, a inscrição pode ser feita pelo responsável familiar. Basta apresentar o CPF de todas as pessoas que moram na residência com o beneficiário e com o comprovante de endereço.
Se a família já estiver cadastrada no Cadastro Único, deve-se comparecer ao CRAS para atualizá-lo portando documentos de todos que moram no domicílio.
O Cadastro Único – porta de entrada para mais de 20 programas sociais – é um instrumento que identifica as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica de cada uma delas. Nele, são registradas as características da residência, a identificação de cada pessoa, a escolaridade, a situação de trabalho e renda, entre outras informações.