Homenagem foi proposta pelo deputado João Fischer
O espaço do Grande Expediente da sessão de terça-feira (19), na Assembleia Legislativa, em Porto Algre foi ocupado pelo deputado João Fischer (PP), em destaque aos 30 anos do Sonho de Natal de Canela. “O espetáculo é muito mais que um sonho. É a soma de esforços de uma comunidade que coloca toda sua energia positiva na tarefa de bem receber, com hospitalidade, com sorriso sempre estampado, visitantes de todo o mundo”, resumiu o parlamentar, citando passagem segundo a qual “um sonho que se sonha junto não é sonho: é realidade”.
Compuseram a Mesa dos trabalhos, além do presidente da AL, deputado Edegar Pretto (PT), o Prefeito Municipal de Canela, Constantino Orsolin, o Secretário de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Victor Hugo, representando o governador José Ivo Sartori, o secretário do Turismo de Canela, Ângelo Sanches, e os vereadores Carmem Lúcia Seibt de Moraes e Jonas Bernardo.
O deputado Fixinha recordou que a comunidade de Canela criou o Sonho de Natal há 30 anos, evento contava, ano a ano, com uma comissão de canelenses que tomavam conta da decoração. “No decorrer dos anos, o Sonho de Natal mexeu com a autoestima da comunidade e tornou-se um grande orgulho. Com o passar do tempo, os organizadores criaram o espetáculo da Chegada do Papai Noel, onde jovens da cidade, que praticam rapel, usam a imponente Igreja Matriz, mais conhecida como Catedral de Pedra, para a realização da atração”, acrescentou, observando ser este o ponto mais alto da programação cultural, momento do qual participam atores canelenses, que contam a história de como o Bom Velhinho veio para a cidade.
COMITIVA CANELENSE
Uma comitiva canelense acompanhou a homenagem, o Secretário de Meio Ambiente, Urbanismo e Mobilidade Urbana, Paulo Nestor Tomasini; o Secretário de Governança, Planejamento e Gestão, Vilmar da Silva Santos; a Secretária de Assistência, Desenvolvimento Social, Cidadania e Habitação, Andressa Conceição; o Secretário Adjunto de Turismo, Vitor Müller; a Secretária Adjunta da Educação, Ana Paula Zini e o diretor artístico da 30ª edição do Sonho de Natal, Elias da Rosa.
DEPUTADOS ELOGIARAM O EVENTO
Em apartes, manifestaram-se elogiando a história do evento, a deputada Manuela d Ávila (PCdoB) e os deputados Sérgio Turra (PP), Elton Weber (PSB), Lucas Redecker (PSDB), Ronaldo Santini (PTB), Ciro Simoni (PDT), Regina Becker Fortunati (REDE) e Tiago Simon (PMDB).
HISTÓRIA
Quando do seu início, o evento ainda era denominado “Um Sonho de Natal”. Na ocasião, um pequeno grupo reuniu-se para desenvolver um projeto que despertasse um sentimento de união voltado aos valores relacionados ao nascimento de Jesus. “Um dos objetivos era incentivar a movimentação turística em um período de baixa sazonalidade, uma vez que, tradicionalmente, o Litoral era o destino preferido da maioria das famílias gaúchas nesta época, entre os meses de dezembro e janeiro”, lembrou. Após ampla mobilização, os recursos financeiros foram alcançados e o evento consolidado. Ao completar seu trigésimo aniversário, o Sonho de Natal de Canela se supera e se reinventa, sublinhou o parlamentar do PP.
“Canela, a exemplo dos grandes empreendimentos turísticos, chegou a tal esmero que, para cada ponto que se olhe, há um presente para os olhos, seja uma paisagem, uma nova iluminação, seja uma decoração diferente, seja na sincronia de luzes e som, ou, ainda, na Vila de Natal e na tradicional imagem do Papai Noel descendo a Torre da Catedral de Pedra, imagem eternizada na mente dos gaúchos”, frisou, completando na sequência: “o Sonho de Natal de Canela transformou-se num dos maiores eventos natalinos do Brasil”, comemorou.
O Sonho de Natal de Canela chega a sua 30ª edição, em 2017, levando os sentimentos de felicidade e encantamento para milhares de turistas e canelenses, referiu João Fischer. Sendo tema nesta edição “Siga Sua Estrela”, a cidade está iluminada e enfeitada com uma decoração que remete aos verdadeiros valores do Natal. “Serão 70 dias de programação intensa, valorizando artistas e talentos locais pelos palcos espalhados pela cidade”, comentou. Outro diferencial, informou igualmente, são as Paradas de Natal nos Bairros, que levam uma grande estrutura e o espírito natalino para regiões carentes, onde residem crianças em situação de vulnerabilidade social.
Conforme enfatizou da tribuna, “o Sonho de Natal está enraizado na comunidade canelense, possui o DNA da classe artística local e já deixou muitos legados para o município ao longo das suas três décadas de histórias e muitas emoções, num crescendo que emociona”, disse. “Fico imaginando a evolução do município, desde a chegada de seu primeiro morador, Joaquim da Silva Esteves, o qual obteve, em 1821, da Coroa Portuguesa, o título de “Senhor do Campestre do Canella”, até os dias atuais. Daquela época de velas e lampiões, candeeiros e lamparinas, até hoje nos 30 anos do Sonho de Natal, com seus efeitos luminosos de última geração, foi uma trajetória iluminada e de muito sucesso”, comparou.
Referiu, ainda, a correta decisão da cidade em apostar na indústria do turismo. “O Sonho de Natal é parte importante desta estratégia. Com atrações surpreendentes e variadas, todas gratuitas, coloca o evento democraticamente ao alcance de todos. Lá em 1987, quando foi sonhado, a tecnologia era primitiva, as facilidades não eram tão abundantes, mas isso não inibiu os visionários e abnegados homens e mulheres de Canela”, registrou Fixinha.
CIDADE ACOLHEDORA
Aliás, considerou, “decorridos 30 anos, há uma característica muito especial do lugar, que não mudou: Canela continua acolhedora, e inovando a cada edição do Sonho de Natal. Desta forma, “estamos honrados e gratificados ao utilizarmos este momento para tal homenagem. É o reconhecimento do Parlamento gaúcho ao esforço de centenas de canelenses que, há três décadas, se esmeram para elevar bem alto o nome de seu município e do estado do Rio Grande do Sul para milhões de visitantes de todo o mundo.
Por fim, disse que gostaria de andar pelo RS “enxergando o desenvolvimento econômico de Canela em todas as querências gaúchas. Sabemos das dificuldades deste e daquele lugar e somos conhecedores das sucessivas políticas equivocadas na área econômica, que cria – no Estado e municípios – gargalos e grilhões que tiram a liberdade de iniciativa dos empreendedores e condenam trabalhadores no círculo vicioso da desesperança e da falta de prosperidade”, lamentou.
Encerrando, considerou que “vive-se uma época especial do ano, em que devemos focar o olhar na harmonia, na paz, na alegria, no perdão e em tantos outros sentimentos nobres que habitam o coração humano. Assim, vamos seguir o exemplo dos homens e mulheres da serrana Canela que, há 30 anos, sonham juntos e sonhando desta forma, unidos, transformam em contagiante realidade o Sonho de Natal”.
Texto: Rita Souza/Prefeitura de Canela e Celso Luiz Bender/Assembleia Legislativa
Fotos: Rita Souza